A gigante dinamarquesa marítima Maersk divulgou na quinta -feira um lucro operacional mais alto do que o esperado no primeiro trimestre, mas alertou que o nível atual de tarifas comerciais entre nós e a China poderia restringir os volumes do mercado global de contêineres.
A Companhia, amplamente considerada um barômetro comercial global, registrou lucros preliminares subjacentes antes de juros, impostos, depreciação e amortização (EBITDA) de US $ 2,71 bilhões nos primeiros três meses do ano.
Isso representa um aumento de 70% em relação aos US $ 1,59 bilhão do mesmo período do ano anterior e acima dos US $ 2,57 bilhões esperados pelos analistas em uma pesquisa LSEG.
A Maersk manteve sua projeção de lucro em 2025 inalterada entre US $ 6 bilhões e US $ 9 bilhões, mas afirmou que o crescimento no volume do mercado global de contêineres em 2025 foi revisado para -1% a 4%, “dado o crescente incerteza macroeconômica e geopolítica”. Maersk havia previsto anteriormente um crescimento de 4% no volume de contêineres até 2025.
Os resultados surgem enquanto o setor de transporte marítimo continua a navegar em um complexo cenário tarifário desencadeado pelo governo do presidente dos EUA, Donald Trump.
A política atual de Trump inclui 145% das taxas de importação dos produtos da China, levando Pequim a retaliar com produtos dos EUA.
“O primeiro trimestre, de fato, foi uma continuação da forte demanda e da economia muito robusta que tivemos no ano passado. E, assim, com essa forte demanda, conseguimos gerar esses resultados realmente sólidos”, disse o CEO da Maersk, Vincent Clerc, ao programa “Squawk Box Europe”. CNBCna quinta -feira.
“Esses resultados também foram o resultado de uma forte preparação para o que seria adiante. Sabíamos que seria turbulento e, de fato, após o anúncio de 2 de abril, as coisas ficaram ainda mais turbulentas”, continuou ele.
“A coisa mais importante para nós é que, como é hoje, essa é principalmente uma questão entre a China e os EUA e ainda não contaminou nenhuma das outras rotas comerciais – seja de outras origens e destinos com os EUA ou a China, ou mesmo o que o resto do mundo vende juntos”, disse Clerc.
‘Muita volatilidade à frente’
No entanto, em relação aos volumes do mercado de contêineres, Clerc disse que o tamanho e a rápida escalada de tarifas entre nós e a China levaram a uma nítida correção.
Os volumes do mercado de contêineres China-UE caíram entre 30% e 40% em abril, à medida que os clientes esperam para ver a situação das tarifas, disse a empresa.
“A menos que encontremos uma solução, o nível atual de tarifas é simplesmente proibitivo para os dois lados, impedindo que alguma recuperação. Portanto, o impacto foi amplamente direcionado até agora”, disse Clerc, acrescentando que espera “muita volatilidade à frente”.
A interrupção no Mar Vermelho deve continuar pelo resto do ano, disse Maersk.
As ações da empresa caíram 2,2% por volta das 9h45 de Londres.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos rápidos: Samsung TV Plus, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings
Este conteúdo foi fornecido por CNBC International e a responsabilidade exclusiva pela tradução portuguesa é do Times Brasil.