O presidente francês Emmanuel Macron perguntou na sexta -feira (30) que a Europa e a Ásia fortalecem a coalizão e evitam ser pego no crescente abismo entre os EUA e a China.
Ao falar no diálogo anual do fórum Shangri-La-La em Cingapura, Macron pediu aos primeiros-ministros e ministros de defesa dos países indo-pacíficos presentes na platéia para estabelecer uma “nova coalizão” para combater as “restrições e efeitos colaterais” resultantes da crescente rivalidade entre EUA e China.
“A França é um amigo e aliado dos Estados Unidos, e é um amigo, e cooperamos – mesmo que às vezes discordemos e composto – com a China”, disse Macron, acrescentando que o país adhers a uma “abordagem exigente de nossos próprios interesses”.
A “divisão entre as duas superpotências” é o principal risco que o mundo enfrenta, disse Macron.
O discurso de Macron ocorre em meio a uma viagem regional que também o levou ao Vietnã e à Indonésia. O líder europeu procurou reforçar a cooperação de defesa da França com outras nações, preocupada em se tornar um dano colateral na guerra comercial dos EUA e da China e em meio a disputas geopolíticas contínuas com Pequim.
Em Jacarta, no início desta semana, Macron e seu colega Prabowo Subiano assinaram um pacto de defesa preliminar que pode levar a Indonésia a comprar mais armas francesas, incluindo lutadores de Rafale e submarinos de Scorpene. A França e o Vietnã também assinaram acordos sobre aeronaves da Airbus, defesa e outros pactos, no valor de mais de US $ 10 bilhões.
“A ASEAN e a Europa são impactadas pela imprevisibilidade da nova abordagem tarifária e pelo fim de uma ordem comercial baseada em regras”, disse Macron, alertando que isso afetará a economia dos países e sua capacidade de financiar os esforços de defesa.
O envolvimento renovado de Macron com a região ocorreu em um momento em que as tensões bilaterais entre a China e os EUA estão se intensificando novamente, apesar da recente desaceleração tarifária.
O governo Trump “agressivamente” revogou os vistos de estudantes chineses, restringindo a venda de software de design de chips para a China. Pequim também manteve o controle firme sobre as exportações de terras raras para os EUA.
Criticando a China
A Ásia e a Europa têm um interesse comum em impedir a desintegração da ordem global e reforçar a defesa contra países “revisionistas” que buscam controlar áreas, desde a periferia da Europa até o sul da China Archipelagos, disse Macron, criticando sutilmente as ações de Pequim nas águas disputadas.
“Se considerarmos que a Rússia poderia participar do território da Ucrânia sem nenhuma restrição, sem nenhum embaraço, sem nenhuma reação da ordem global, como você descreveria o que poderia acontecer em Taiwan? O que você faria no dia [nas Filipinas?]”Disse o presidente.
China e Filipinas estão em um impasse em ilhas e recifes jogados nos últimos anos. Manila envia missões para fornecer uma pequena guarnição de tropas a bordo de um navio antigo que deliberadamente se classificou em 1999 para proteger suas reivindicações marítimas.
Pequim alegou quase todo o mar do sul da China como suas águas, apesar de uma decisão de 2016 do Tribunal de Arbitragem Permanente que declarou que a reivindicação da China é fundada no direito internacional. A China se recusou a reconhecer esse resultado.
Há também Taiwan, que a China reivindicou como seu próprio território e tem demonstrado sua força militar enviando aeronaves e navios de guerra para cercar a ilha governada democraticamente.
O ministro da Defesa da China, Dong Jun, não compareceu à cúpula deste ano, e Pequim enviou uma delegação de nível mais baixo da Universidade de Defesa Nacional do Popular Libertação Exército. O ministro da Defesa, no diálogo Shangri-Lá do ano passado, alertou que quaisquer forças pretendiam separar Taiwan da China enfrentaria “autodestruição” e enfatizava isso como “o núcleo de nosso interesse fundamental”.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings
Este conteúdo foi fornecido por CNBC International e a responsabilidade exclusiva pela tradução portuguesa é do Times Brasil.