O presidente francês, Emmanuel Macronescreveu na rede social X (ex -Twitter) que recebeu uma ligação do presidente do Irã, Masoud Pezeshkian. Na conversa, Macron disse que expressou “profunda preocupação com o programa nuclear iraniano”.
“Mais uma vez, minha posição é clara: o Irã nunca deve adquirir armas nucleares”, disse ele.
Macron enfatizou que cabe ao Irã fornecer garantias completas de que suas intenções são pacíficas e que está convencido de que existe uma maneira de acabar com a guerra.
“Para conseguir isso, aceleraremos as negociações lideradas pela França e seus parceiros europeus com o Irã”, disse ele.
O presidente francês também apontou que exigiu a libertação do casal francês Cécile Kohler e Jacques Paris, presos por mais de três anos pelo Irã. “Sua detenção desumana é injusta. Espero que eles voltem para a França”, disse ele.
Leia também:
Macron pede ao presidente do Irã para retomar as negociações nucleares
Militares israelenses dizem que matou o coordenador do Irã com o Hamas
O Irã ataca Israel de norte a sul; ONU adverte o risco da guerra fora de controle
Os europeus vão ‘acelerar as negociações’ com o Irã
Macron também afirmou que o país e seus parceiros europeus intensificarão as negociações com o Irã, Depois de mais de uma semana de hostilidades entre a República Islâmica e Israel.
Na sexta-feira, diplomatas do Reino Unido, França, Alemanha e União Europeia se reuniram em Genebra com o ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi, uma semana após o início dos atentados israelenses.
Durante a reunião, os representantes europeus pediram ao Irã que retomasse os esforços diplomáticos com os Estados Unidos para encontrar uma solução para o impasse em torno do programa nuclear iraniano. Teerã, no entanto, alertou que apenas consideraria essa possibilidade se Israel interromper os ataques.
Neste sábado, Macron afirmou que as conversas serão intensificadas para evitar uma escalada ainda maior do conflito.
“Estou convencido de que existe uma maneira de terminar a guerra e evitar perigos ainda maiores”, escreveu Macron em inglês na rede social após uma conversa por telefone com o presidente iraniano Masoud Pezeshkian.
“Para conseguir isso, aceleraremos as negociações lideradas pela França e seus parceiros europeus com o Irã”.
O presidente francês também exigiu a libertação dos cidadãos franceses Cécile Kohler e Jacques Paris, detidos desde maio de 2022 por acusações de espionagem, que é desafiado por suas famílias.
“Sua prisão desumana é injusta”, disse Macron. “Espero que eles voltem para a França.”
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings