O fornecimento de chips da China para as montadoras brasileiras começou a ser retomado, aliviando o risco de paralisação das linhas de produção. Segundo o presidente da Anfavea, Igor Calvetos fabricantes foram informados nesta sexta-feira (7) que o autorização para importar semicondutores está sendo liberado gradualmente.
“Na sexta-feira, as montadoras de veículos começaram a ser notificadas pelos fornecedores de que a autorização para importação de chips está sendo gradativamente retomada. Com isso, o risco de paralisações em nossas fábricas diminuiu”, disse Calvet.
O executivo explicou que dois fatores contribuíram para o avanço: Liberação de importações da China para empresas brasileiras com fábricas em território chinês e concessão de licenças especiais às empresas nacionais. “A situação melhorou, mas ainda não voltou ao normal. Se não houver nova interrupção, nossa indústria tende a não ser afetada”, afirmou.
Entenda o que causou a crise dos chips
O impasse começou depois do Governo holandês intervém em Nexperiauma empresa chinesa com sede na Holanda e responsável por 40% do mercado global de chips é usado em carros flex-fuel. Em resposta, Pequim suspendeu exportações de semicondutores produzidos no país, afetando diretamente a cadeia automotiva brasileira, que depende dos componentes Nexperia para praticamente todos modelos produzidos localmente.
No último sábado, porém, o China disse que consideraria algumas isenções para o exportações de fichas do Nexperia.
Há duas semanas, a Anfavea alertou que a falta de semicondutores poderia paralisar a produção nacional dentro de três semanas.
Diplomacia brasileira ajudou a liberar chips da China
O retomada parcial das exportações foi resultado de negociações conduzidas pelo governo brasileiro. No início de novembro, o Embaixador da China no BrasilZhu Qingqiao, informou que Pequim analisaria liberar solicitações caso a caso feitos por empresas brasileiras.
O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmintambém interveio nas negociações. Segundo a Anfavea, a resposta rápida do governo ajudou a evitar o pior cenário.
“As ações do governo brasileiro permitiram abrir canais de diálogo antes que o fornecimento fosse totalmente interrompido”, destacou Calvet.
Com o retomada gradual do fornecimento de chips da Chinaa indústria automotiva ganha impulso para normalizar o ritmo de produção, embora ainda esteja atenta ao risco de novas restrições comerciais.
Leia também:
As ações da controladora da Nexperia sobem 6% enquanto Pequim sinaliza um degelo nas tensões com a Holanda
Ações de montadoras disparam após China sinalizar retomada parcial das exportações de chips Nexperia
Anfavea vê com otimismo a abertura do diálogo com a China para evitar paralisação da indústria automotiva
Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Céu | Canal 592 ao vivo | Canal 187 Olá | Operadores regionais
TV SINAL ABERTO: antena parabólica canal 562
ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais RÁPIDOS: Samsung TV Plus, canais LG, canais TCL, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos fluxos