Investidores e analistas financeiros seguem cuidadosamente a retomada do julgamento do ex -presidente Jair Bolsonaro no Supremo Tribunal (STF), programado para terça -feira (9). A avaliação é que o resultado do caso pode extrapolar o campo político e trazer efeitos imediatos na troca, interesse e bolsa de valores.
Para os analistas, o julgamento aumenta a incerteza no cenário econômico. Adriana RicciO fundador da SHS Investimentos afirma que a expectativa de instabilidade política pode mover diretamente a taxa de câmbio.
“O investidor é movido pela confiança. O risco de atrito com os Estados Unidos pode fortalecer o dólar e aumentar a volatilidade da bolsa”, disse ele. Segundo ela, a apreciação da moeda americana torna importado, pressiona a inflação e pode mudar as expectativas sobre o interesse. “Isso chega ao consumidor. Combustível, crédito e viagens internacionais são alguns dos itens que podem ficar mais caros”.
‘Dagger verde e amarelo’
A análise ocorre antes de uma sessão considerada decisiva, na qual Bolsonaro e sete outros aliados são responsáveis por participar de uma tentativa de golpe. A queixa envolve o plano “Dagger verde e amarela” – que providenciou seqüestros e assassinatos de autoridades – e o tão chamado“pontuação”, Documento que poderia ser usado para decretar o estado de cerco e impedir a posse de Luiz Inácio Lula da Silva em 2023.
Os réus são: Jair Bolsonaro, Alexandre Ramagem, Almir Garnier, Anderson Torres, Augusto Heleno, Paulo Sérgio Nogueira, Walter Braga Netto e Mauro Cid.
Na abertura da sessão, o relator, ministro Alexandre de Moraesapresentará seu voto, seguido pelos outros membros da primeira classe: Flávio Dino, Luiz Fux, Carmen Lúcia e Cristiano Zanin. A maioria simples dos três votos será suficiente para definir por condenação ou absolvição.
Se houver uma condenação, a prisão pode não ser imediata. As defesas ainda têm direito a recursos e, se a pontuação for 3-2 com votos para a absolvição, o caso poderá ser levado ao plenário.
‘Risco diplomático’
O tema ganha relevância extra porque Donald Trump, anunciando 50% das taxas de produtos brasileiros em julho, mencionou Bolsonaro como alvo de perseguição política. Especialistas temem que uma possível convicção abre espaço para novas medidas de retaliação dos EUA, como sanções para instituições financeiras brasileiras e restrições comerciais.
É isso que etore Sanchez, economista -chefe de investimentos ativos: “A condenação é dada como certa da esquerda e da direita. O peso das manifestações bolonaristas indica que o estudo está indo para isso. Isso aumenta a percepção do risco diplomático”, disse ele.
Para o gerenciamento de ativos do Ajax, o tom adotado por aliados, como o governador de São Paulo, Tarcisio de Freitas, mostra que a anistia já entrou na agenda e que Bolsonaro dificilmente terá espaço político sem esse tipo de articulação.
Projeto de Anistia
Para Erich Decat, analista da Warren Investimentos, o movimento de alguns setores do centro de apoiar o PL na questão da anistia aos envolvidos no enredo do golpe, tem a ver com uma mudança de estratégia, que até então era ver Bolsonaro perder seu capital político e ser isolado.
Segundo Decat, o Centroo planeja abrir caminho para Tarcísio de Freitas não ter que estar em choque com parte do judiciário em um ano eleitoral. “A Anistia também seria um chip de troca de Bolsonaro para ele apoiar Tarcisio em uma possível campanha presidencial”, disse ele.
Lembrando que, mesmo com uma possível anistia, Bolsonaro permanece inelegível, mas livre de uma possível prisão.
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings