Israel e Irã Eles continuaram a trocar mísseis e ataques aéreos entre sexta à noite e sábado de manhã. As sirenes de alertas soaram em todo o território israelense, mesmo em Tel Aviv e Jerusalém, enquanto a população estava orientada a procurar abrigo.
O ministro da Defesa de Israel, Israel Katz, alertou no sábado o líder supremo do Irã, Aiatollae Ali Khamenei, que “Teerã irá queimar” se o regime continuar lançando mísseis contra civis israelenses, de acordo com Reuters.
“O ditador iraniano está fazendo os cidadãos dos reféns do Irã, criando uma realidade na qual eles, especialmente os moradores de Teerã, pagarão um preço alto pelos graves danos causados aos cidadãos israelenses. Se Khamenei continuar a demitir mísseis contra a traseira israelense, Tehran queimará”, disse Katz em uma declaração.
Leia também:
Israel alerta mais ataques ao Irã neste sábado; O conflito já causou 81 mortes
As companhias aéreas desviam e suspendem voos após o ataque de Israel ao Irã
Também no sábado, o Irã disse que continuará com ataques contra Israel e ameaçou expandir a ofensiva para incluir a base militar dos EUA nos próximos dias, o Reuterscom base em declarações das autoridades militares iranianas à agência estadual Fars.
De acordo com as forças de defesa de Israel (IDF), o Irã lançou uma nova onda de mísseis ao amanhecer no sábado. Enquanto isso, a imprensa estatal iraniana informou que os sistemas de defesa aérea de Teerã estavam sendo ativados para interceptar os projéteis. Os cidadãos orientados pela IDF permanecem em abrigos protegidos enquanto o sistema de antimiseis de “cúpula de ferro” estava tentando conter a nova ameaça, o NBC News.
Correspondente NBC Em Teerã, eles relataram que drones, mísseis e aviões de combate podiam ser ouvidos voando sobre várias áreas da cidade, enquanto o Irã mobilizava sua defesa aérea.
Os lançamentos mais recentes ocorrem enquanto Israel segue suas operações militares contra o Irã, após o que chamaram o “ataque preventivo” ao programa nuclear iraniano e outros alvos. Teerã já procura vingança.
O pessoal militar dos EUA está ajudando na interceptação de mísseis e projéteis iranianos lançados contra Israel, disseram três autoridades americanas NBC na sexta -feira.
Segundo outro funcionário dos EUA, o Pentágono havia reposicionado ativos militares na região antes do ataque inicial de Israel. Esses recursos incluem destruidores da Marinha Americana posicionados na costa israelense para interceptar os contra -ataques aéreos do Irã. Os EUA também usaram interceptores de terras como Thaad e Patriot Systems, de acordo com duas fontes ouvidas por NBC.
Fotos e vídeos lançados em Tel Aviv mostraram o sistema “Iron Dome” interceptando foguetes sobre a cidade. Os EUA insistiram que os militares dos EUA não participaram da ação “unilateral” de Israel.
Mas o presidente Donald Trump disse para Wall Street Journal Na sexta -feira, os Estados Unidos estavam cientes do plano de Tel Aviv. Em conversa com NBCEle elogiou o desempenho de Israel: “Eles têm o melhor equipamento do mundo, que é o equipamento americano”.
Trump e o primeiro -ministro israelense Benjamin Netanyahu conversaram por telefone na sexta -feira, segundo autoridades dos EUA. O presidente também falou com o herdeiro príncipe da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman, por cerca de 20 minutos, segundo a Casa Branca.
Depois de lançar os contra -ataques, a agência estatal iraniana anunciou o início da “operação de retaliação dura”.
“O Irã iniciou uma resposta poderosa e decisiva ao ataque brutal do regime sionista”, afirmou a agência. “Momentos atrás, o Irã começou a filmar centenas de mísseis balísticos contra territórios ocupados”. Os vídeos mostraram mísseis chegando a Tel Aviv.
As forças israelenses declararam que os sistemas de defesa estavam sendo usados para interceptar os mísseis e pediram à população que permanecesse em lugares protegidos.
Os mercados americanos fecharam na sexta -feira em meio ao medo de uma escalada regional. O índice Dow Jones caiu mais de 700 pontos (quase 2%), enquanto o S&P 500 e a NASDAQ recuaram mais de 1%.
O líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, declarou: “O regime sionista não será ileso das consequências de seu crime”. Ele acrescentou: “A nação iraniana deve ter certeza de que nossa resposta não será moderada”.
A televisão estatal iraniana informou que o país não participará da sexta rodada de negociações nucleares com os Estados Unidos, programados para este fim de semana. Os diálogos devem ocorrer no domingo em Mascate, Omã.
“Ainda temos esperança nas negociações”, disse uma autoridade americana na manhã de sexta -feira, horas após a ofensiva israelense Operação Lion em ascensão.
Mas, de acordo com o Tempos de OmãA agência de notícias local e a TV estatal iraniana relataram que as negociações foram suspensas até um novo aviso.
Israel afirmou que bombardeou as instalações nucleares iranianas em Isfahan e Natanz, além de vários outros alvos.
O porta-voz do exército israelense, Effie Brigade General, disse que os ataques chamados Operação Lion em ascensão – Eles buscam não apenas o programa nuclear iraniano, mas também degradam as capacidades de mísseis longos – eaching no país, de acordo com o NBC.
Defrin disse que Israel está ciente da intenção do Irã de lançar mísseis e drones em retaliação.
Enquanto isso, duas agências de notícias iranianas relataram que duas explosões foram ouvidas perto da facilidade de enriquecimento nuclear no subterrâneo, de acordo com o NBC. Os sistemas de defesa aérea foram ativados no centro de Teerã.
Antes, na sexta -feira, Trump pediu a Teerã que feche um acordo nuclear “antes que não haja mais nada” após ataques aéreos israelenses.
“Eu dei a chance do Irã após uma chance de fazer um acordo”, escreveu Trump em sua rede social.
Ele acrescentou que alertou Teerã que “os Estados Unidos produzem os melhores e mais letais equipamentos militares do mundo, demitidos, e que Israel tem muito e muito mais está a caminho. E eles sabem como usá-lo”.
Segundo Trump, a situação “só vai piorar”, mas ainda é possível evitar mais derramamento de sangue. “O Irã precisa fazer um acordo antes que não funcione nada e salve o que já foi conhecido como Império Persa”, escreveu ele.
Os EUA disseram que foram informados por Israel sobre os ataques lançados ao amanhecer na sexta -feira (horário local), mas não participaram da operação.
A Agência Internacional de Energia Atômica disse que, até sexta -feira de manhã, o local nuclear de Isfahan não havia sido alcançado e “nenhum aumento nos níveis de radiação foi observado em Natanz”.
A primeira onda de ataques aéreos matou o chefe de comandante do Irã, Hossein Salam, de acordo com a mídia estatal iraniana.
O Ministério da Defesa israelense disse que a maior parte da alta guarda revolucionária Dome morreu no ataque, embora o CNBC Você não pode verificar essas informações de forma independente.
Durante seu primeiro mandato, Trump retirou os EUA do acordo nuclear conhecido como Plano de Ação Conjunto Global e impôs sanções econômicas fortes contra Teerã.
Mas desde o seu retorno à Casa Branca no início deste ano, Trump buscou um novo acordo sobre o programa nuclear iraniano. No entanto, as negociações com Teerã ainda não avançaram.
O Irã acusa os EUA de não respeitar seu direito de enriquecer o urânio para fins pacíficos.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings