O Diretor Geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Rafael Mariano Grossi, disse que há contaminação radiológica e química dentro das instalações nucleares em Natanz, localizada no Irã.
“O tipo de radiação presente dentro da instalação, especialmente as partículas alfa, é controlável com medidas adequadas de proteção de radiação”, disse Grossi, em comunicado preparado para sua participação no Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU) e publicado no site da AIEA.
Leia mais:
O Irã diz que 78 morreram e 320 ficaram feridos em ataques israelenses, diz embaixador na ONU
Irã Hetteia ‘Bandeira vermelha de vingança’ após bombardeio israelense; Entenda o gesto
Uma reunião de emergência da ONU foi convocada na sexta -feira para discutir a recrúcar de tensões no Oriente Médio após ataques de Israel ao Irã. A reunião foi suspensa recentemente.
A AIEA estava recebendo informações das autoridades iranianas sobre ataques à fábrica de enriquecimento de combustível e a instalação em Isfahan, onde está localizada uma fábrica de placas de combustível, uma usina de produção de combustível, uma unidade de conversão de urânio e uma usina de dióxido de urânio enriquecida, disse Grossi.
As salas subterrâneas em Natanz não foram atingidas, disse Grossi, embora os danos ao fornecimento de energia para os quartos possam ter danificado as centrífugas alojadas lá.
Os ataques aéreos de Israel causaram sérios danos à instalação do enriquecimento de combustíveis nucleares na cidade central de Natanz, de acordo com uma revisão de imagens de satélite tiradas antes e depois dos ataques.
“Todos esses eventos são profundamente preocupantes. Afirmei repetidamente que as instalações nucleares nunca devem ser atacadas, independentemente do contexto ou das circunstâncias, pois isso pode prejudicar as pessoas e o meio ambiente”, disse ele.
Enriquecimento de urânio
As imagens, revisadas pelo jornal The New York TimesEles mostraram vários edifícios e infraestrutura de energia crítica destruída ou fortemente danificada.
Caminhões de bombeiros podiam ser vistos ao lado de um grande edifício arruinado com chamuscado, e as colunas de fumaça escura emanadas de uma subestação elétrica. Além disso, o que parece ser várias pequenas crateras de impacto poderiam ser vistas.
O local possui salas subterrâneas que se acredita ter centrífugas para enriquecer o urânio, que podem ser usadas para fins pacíficos, mas em níveis mais altos, serve para construir bombas atômicas.
Depois de atacar lugares críticos para o programa de armas nucleares do Irã ao amanhecer na sexta -feira, Israel indicou que seu próximo alvo seria o local de enriquecimento conhecido como Ford, o segundo maior e mais fortificado complexo nuclear do Irã.
O centro de Ford, construído profundamente sob a Terra para frustrar esse ataque, é onde o Irã armazenou um diploma de armas e poderia produzir rapidamente uma bomba, disseram especialistas.
Esta instalação seria a mais importante para Israel interromper completamente o programa nuclear do Irã. Nos últimos anos, o mundo viu uma subida de conflitos no Oriente Médio, e o Irã esteve envolvido com todos os focos de tensão na região.
Enquanto Israel ainda estava atacando o Irã, Michael Leiter, embaixador do país nos Estados Unidos, confirmou a intenção de seu país de chegar no local.
“Toda a operação”, disse ele à Fox News em uma entrevista, “realmente precisa ser concluído com a eliminação da Ford”.
–
Onde assistir ao maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings