O ministro das Relações Exteriores do Irã, Seyed Abbas Araghchi, refutou na segunda -feira (23) as alegações de que Teerã havia concordado com um acordo de cessar -fogo mediado nos EUA com Israel, enquanto sinalizava que seu país estava pronto para interromper as hostilidades.
A declaração de Aragchi ocorre depois que o presidente dos EUA, Donald Trump, disse à NBC News em uma entrevista telefônica exclusiva na segunda -feira à noite que o cessar -fogo entre Israel e o Irã durará “para sempre”.
“Até agora, não há ‘acordo’ sobre qualquer cessar -fogo ou cessação das operações militares”, disse o ministro das Relações Exteriores do Irã, Seyed Abbas Aragchi, em uma publicação de mídia social às 4h16, acrescentando que, se Israel parar com sua agressão “até as 4 da manhã de TEHRAN, não tenhamos intenção de continuar nossa resposta após isso”.
Confira:
Isso ocorreu após a declaração de Trump de um cessar -fogo iminente.
“A partir do princípio de que tudo funcionará como deveria, o que acontecerá, eu gostaria de parabenizar os dois países, Israel e Irã, porque eles têm resistência, coragem e inteligência para acabar com o que deve ser chamado de“ a guerra de 12 dias ”, escreveu Trump na verdade social.
Israel não confirmou publicamente que aceitou a programação de cessar -fogo de Trump.
Leia também:
NY Bags Close Up com tensões voláteis e sessão de ‘alívio’ após ataques
Dollar cai e fecha em US $ 5,50 com alívio global após retaliação tímida do Irã
Antes, na segunda -feira, Trump também agradeceu ao Irã por avisar os Estados Unidos com antecedência sobre o próximo ataque de mísseis à base aérea americana de Al Udeid, no Catar. O aviso, ele disse, “não permitiu que a vida se perdesse e ninguém ficou ferido”.
Essa descoberta ajudou a embaixada dos EUA em Doha a tomar a decisão de suspender a ordem de confinamento emitida antes do ataque.
O Catar reabriu seu espaço civil apenas seis horas após o ataque.
As taxas do mercado de ações dos EUA fecharam na segunda -feira devido ao otimismo de que a retaliação do Irã por bombardeios nos EUA em suas instalações nucleares seria limitada a ataques de mísseis.
Da mesma forma, os preços do petróleo caíram, pois os comerciantes respiravam alívio após dias de preocupações de que um conflito mais amplo pudesse forçar os petroleiros a evitar rotas vitais de navegação, como o Estreito de Ormez.
As forças armadas do Irã se gabaram da mídia estatal hoje no início de que um “ataque de mísseis poderoso e destrutivo” chegou à base, que abriga cerca de 10.000 soldados.
–
Onde assistir ao maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings
Este conteúdo foi fornecido por CNBC International e a responsabilidade exclusiva pela tradução portuguesa é do Times Brasil.