A proximidade de uma possível “taxa” de até 50% dos produtos brasileiros e a ausência de um acordo entre o Brasil e os Estados Unidos influenciaram o comportamento dos investidores nacionais.
Em uma entrevista com Equipe realde Times Brasil – CNBC exclusivo licenciadoFábio Macedo, COO da Webull Brasil, disse que há um movimento crescente de busca por ativos internacionais, especialmente nos Estados Unidos.
Segundo Maco, a plataforma registrou um aumento na demanda por investimentos no exterior, embora esse movimento ainda ocorra timidamente. “O investidor geralmente deixa a bomba explodir e depois reagir”, disse ele. Ele citou como exemplo o intenso fluxo registrado no final de 2023, quando a taxa de câmbio atingiu R $ 6,20, seguida de uma desaceleração assim que o mercado se estabilizou.
Macedo argumentou que os investidores brasileiros deveriam diversificar seu portfólio e não depender exclusivamente de ativos locais. Para ele, hoje o acesso a investimentos no exterior é mais simplificado. “Foi muito restrito a grandes investidores no passado recente. Hoje esse tipo de acesso é fácil e barato”, disse ele.
Leia mais:
Sem garantia de comércio com os EUA, a Europa mantém opções de retaliação abertas
“A cada dia que passa, vemos menos razoabilidade para negociar essa tarifa”, diz Economist
Em relação à possível tarifa de 50% a partir de agosto, Macedo afirmou que não é possível prever a decisão final do governo dos EUA, mas reforçou a recomendação de diversificação como uma forma de proteção diante da instabilidade. “Como não sabemos o que pode acontecer, isso se diversifica”, aconselhou ele.
Em relação ao aumento do IOF (imposto sobre operações financeiras), o executivo observou uma retração inicial de investidores, seguida de um forte movimento para enviar recursos quando a taxa foi retirada. Com a definição atual de IOF em 1,10% para investimentos, o fluxo foi normalizado. “Vimos esse boom no momento do revés e agora que a Suprema Corte definiu como 1,10%, a coisa foi normalizada”, disse ele.
Nas últimas semanas, com a intensificação do discurso entre o presidente Donald Trump e o governo brasileiro, Macedo apontou um novo crescimento na abertura de contas em Webull. O envio de recursos, no entanto, ainda permanece moderado. “Os investidores estão brilhando no mercado offshore, mas ainda não com maior velocidade”, explicou.
Quando perguntado sobre a percepção negativa de parte dos investidores internacionais em relação às declarações de Trump, Macedo enfatizou que as decisões de investimento devem ser tomadas racionalmente. Ele reconheceu que, de acordo com a pesquisa, muitos brasileiros veem o presidente dos EUA como alguém que toma decisões partidárias e pode afetar a soberania brasileira.
No entanto, ele enfatizou que, para o investidor, o mais importante é avaliar oportunidades. “Existem setores nos Estados Unidos que não vemos no Brasil, como inteligência e tecnologia artificiais”, disse ele.
Para Maco, a volatilidade do mercado atual pode representar uma oportunidade. “Momentos de incerteza ajudam a identificar ativos intermitidos. Isso pode ser uma porta de entrada para o investidor que deseja diversificar seus investimentos”, concluiu.
–
Onde assistir ao maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings