Nesta quarta -feira (28), a HP divulgou seus resultados financeiros relacionados ao segundo trimestre fiscal. Embora tenham excedido as expectativas dos analistas de geração de receita, eles não alcançaram previsões de lucro e orientação, em parte devido às amplas tarifas do presidente Donald Trump. Após a divulgação do relatório, as ações da empresa caíram 15%.
Veja como a empresa veio em comparação com as estimativas de analistas compilados pela LSEG:
- Lucro por ação: US $ 0,71 (R $ 4,04) Ajustado, contra US $ 0,80 (R $ 4,55) esperado
- Receita: US $ 13,22 bilhões (R $ 75,18 bilhões), contra US $ 13,14 bilhões (R $ 74,73 bilhões)
A receita do trimestre aumentou 3,3% em relação aos US $ 12,8 bilhões (R $ 72,79 bilhões) em relação ao mesmo período do ano passado. A HP registrou um lucro líquido de US $ 406 milhões (R $ 2,31 bilhões), ou US $ 0,42 (R $ 2,39) por ação, uma queda de US $ 607 milhões (R $ 3,45 bilhões) ou US $ 0,61 (R $ 3,47) por ação no mesmo período em 2024.
Leia também
Nvidia relata receita de US $ 44,1 bilhões e um aumento de 73% na data dos data centers
Trump bloqueia os chips de venda para a China; As ações dos fabricantes caem
Trump diz que não está “brincando” das tarifas: “Isso é chamado de negociação”, diz ele
Perspectivas para o próximo trimestre
No terceiro trimestre, a HP disse que espera relatar um lucro ajustado de US $ 0,68 a US $ 0,80 (US $ 3,87 a US $ 4,55) por ação, abaixo da estimativa média de analistas de US $ 0,90, de acordo com a LSEG. Os lucros ajustados para o ano inteiro estarão dentro da faixa de US $ 3 a US $ 3,30 (US $ 17,06 a US $ 18,77) por ação, enquanto os analistas esperavam US $ 3,49 (US $ 19,85) por ação.
Segundo a empresa, a perspectiva “reflete o custo adicional gerado pelas tarifas atuais dos EUA”, bem como medidas de mitigação associadas.
“Embora os resultados no trimestre tenham sido impactados por um ambiente regulatório dinâmico, respondemos rapidamente para acelerar a expansão de nossa base de fabricação e reduzir ainda mais nossa estrutura de custos”, disse o CEO da HP Enrique Lores em comunicado.
O executivo também disse ao repórter da CNBC Steve Kovach que a HP aumentou a produção no Vietnã, Tailândia, Índia, México e Estados Unidos. Até o final de junho, Lores mencionou que a empresa espera que quase todos os seus produtos vendidos na América do Norte sejam fabricados fora da China.
“Através de nossas ações, esperamos mitigar totalmente os custos relacionados ao comércio para o quarto trimestre”, disse o CEO.
A HP realizará sua conferência trimestral com os investidores às 18h (horário de Brasília).
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos rápidos: Samsung TV Plus, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings
Este conteúdo foi fornecido por CNBC International e a responsabilidade exclusiva pela tradução portuguesa é do Times Brasil.
Siga os tempos Brasil – Licenciado exclusivo da CNBC no Google News
Este conteúdo foi fornecido por CNBC International e a responsabilidade exclusiva pela tradução portuguesa é do Times Brasil.