O Ministro das Finanças, Fernando Haddaddeclarou nisso Terça -feira (7) que Taxa de juros básica (Selic) está em um nível “excessivamente restritivo”E que o Banco Central Ele precisa considerar o cenário atual da inflação controlada e o crescimento moderado da economia brasileira.
Segundo ele, a autoridade monetária deve ouvir “todas as vozes relevantes da economia” antes de tomar suas decisões.
“O Banco Central tem autonomia e os diretores decidem interesse. O papel da fazenda é tornar as informações sobre a economia chegar ao comitê que definem seleções, para que as decisões sejam as mais técnicas e benéficas possíveis”, disse o ministro.
Haddad enfatizou que ele tinha “profundo respeito“Por Gabriel GalipoloO atual presidente do Banco Central, lembrando que foi ele quem o nomeou para o cargo.
“Trabalhamos juntos no Ministério das Finanças. Duas pessoas civilizadas podem conversar e divergir. Há muitas pessoas no setor produtivo, no mercado e no governo que também considera a taxa de juros excessivamente alta. É normal para opiniões diferentes”.
As declarações foram feitas em entrevista ao programa “Bom dia, ministro”transmitido por Canalgovem que Haddad abordou questões centrais de política econômica, como juros, impostos, taxas e financiamento ambiental.
MP 1303 e compensação de IOF
O ministro afirmou que o governo trabalha para Aprovar medida provisória 1303que redefine as regras de tributação de ativos financeiros e virtuaisaté Quarta -feira (8) – Quando o MP perde sua validade.
Originalmente, o texto previu R $ 36 bilhões em impacto fiscal positivoCombinando aumento de receita e corte de despesas, mas enfrenta a resistência no Congresso.
“Sempre que enviamos um projeto, planejamos uma margem de negociação. Ninguém é inocente em acreditar que ele será aprovado integralmente. O papel da área econômica é procurar alternativas e proporcionar um melhor resultado fiscal ao Brasil”, disse Haddad.
Segundo o ministro, o governo pretende preservar R $ 15 bilhões em corte de gastos e outro R $ 15 bilhões em aumento de receitamantendo o saldo orçamentário.
“Vivemos em uma democracia e entendemos o papel do Congresso. Negociaremos, desistiremos quando necessário e alcançaremos uma equação que feche o orçamento no próximo ano”, disse ele.
Haddad disse que o país deveria terminar o ano com um situação fiscal melhor do que governos anteriorescombinando inflação baixa, desemprego menor e redução da desigualdade.
Tarifa
Ao comentar as tarifas impostas por Estados Unidos sobre produtos brasileiros, Haddad afirmou que a medida, que aumentou em 40% das taxas de importaçãonão tem base econômica e deve ser tratada como um questão política.
“O que deveria acontecer aconteceu. Para mim, isso teria acontecido antes: o reconhecimento de que precisamos sentar à mesa e resolver o problema. Não faz sentido negociar item como item, porque não é um tópico econômico, é político”, disse ele.
O ministro apontou que o governo está agindo para aliviar os impactos nas empresas afetadas, citando o plano soberano do Brasil, que fornece R $ 30 bilhões em crédito e liquidez para exportadores.
“Desde o início, dissemos que o impacto seria microeconômico, alcançando empresas específicas. Nosso papel é oferecer apoio e liquidez para que possam se adaptar”, disse ele.
Chamar
Haddad considerou o Telefonema entre Lula e Donald Trump Um avanço na tentativa de normalizar as relações comerciais e argumentar que as negociações com Washington ocorrer amplamente, não produto por produto.
“Precisamos superar essa questão a serem retirados dos empreendedores e trabalhadores brasileiros um fardo completamente injusto, colocado pela extrema direita”, disse ele.
Fund florestas tropicais para sempre devem mobilizar até US $ 100 bilhões
O ministro também destacou a criação do Antecedentes florestas para sempre (Florestas Tropicais Forever Fund – TFFF)lançado depois Belémque deve se tornar um dos maiores mecanismos de Financiamento ambiental do mundo.
Segundo ele, o fundo deve se reunir entre US $ 20 bilhões e US $ 25 bilhões em recursos públicose pode superar US $ 100 bilhões com a entrada da iniciativa privada.
“Esse dinheiro só pode ser usado para manter as florestas em pé. É um mecanismo inovador com retorno financeiro e ambiental que fortalecerá as florestas tropicais em todo o mundo”, explicou Haddad.
O ministro afirmou que o objetivo é consolidar o Brasil como Referência global no financiamento climáticoalinhando o TFFF com os compromissos de COP30que será mantido em Belém, em 2025.
Lula 2026 e promessas de governo
Quando perguntado sobre o cenário político, Haddad disse que o Presidente Lula Está cumprindo as promessas da campanha e entregará o país em condições econômicas muito melhores do que as recebidas em 2023.
“Realizo as promessas da campanha e tudo foi enviado ao Congresso. Ele chegará muito competitivo em 2026, com o país crescendo, mais justo e menos desigual.”
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings