O maior corretor de criptomoeda do Irã, Nobitex, foi invadido e perdido mais do que US $ 90 milhões Nesta quarta -feira (18), de acordo com a Blockchain Elliptic Analysis Company.
Os fundos foram desviados dos portfólios da plataforma para endereços com distúrbios antigos que fizeram referência explícita ao corpo da Guarda Revolucionária Islâmica do Irã (IRGC), apontando para um ataque cibernético com motivação política, disse Elliptic.
A Blockchain Chaininalysis Research Company afirmou que as criptomoedas roubadas incluíam Bitcoin, Ethereum, Doge, Ripple, Solana, Tron e Ton.
Pro-Israel Gonjeshke Darande ou grupo de hackers “predadores” assumiu a responsabilidade pelo ataque e disse que divulgaria o código-fonte de. Elliptic disse que o corretor estava offline no momento da publicação.
Leia mais
Siga em tempo real a cobertura do conflito entre Israel e Irã
“Talvez eu faça, talvez não”, diz Trump sobre ataques ao Irã
O pardal predatório também assumiu a responsabilidade por um ataque cibernético separado ao Banco Seph, de propriedade do Estado do Irã, nesta semana.
Os combates entre Israel e o Irã eclodiram na sexta -feira, e os dois países continuaram trocando mísseis. O líder supremo do Irã, Ayatollah Ali Khamenei, ameaçou os EUA com “danos irreparáveis” na quarta -feira (18), em resposta à exigência do presidente Donald Trump de que o país se rendesse.
Embora os ativos roubados não tenham sido atribuídos conclusivamente ao grupo, a Elliptic disse que os fundos foram enviados a endereços criptográficos que os hackers provavelmente não podem controlar – sugerindo que o dinheiro foi intencionalmente destruído como um ato simbólico, e não para lucrativo para -fins lucrativos.
“Nossa análise revela que os endereços usados no ataque foram endereços descartáveis, onde os invasores não possuem chaves privadas, o que significa que a motivação para o roubo de mais de US $ 90 milhões em fundos não é para lucro”, disse Andrew Fierman, chefe de inteligência de segurança nacional da Cha -Chazysis em comunicado.
A Elliptic Research vinculou a corretora Nobitex à Guarda Revolucionária Iraniana (IRGC), um poderoso braço das forças armadas iranianas designadas como uma organização terrorista pelos Estados Unidos, o Reino Unido, a União Europeia e o Canadá.
Investigações anteriores conectaram a plataforma às operações de ransomware do IRGC e indivíduos perto de Khamenei.
Os dados de blockchain também mostram atividade entre as carteiras associadas ao Broker Nobitex e Hamas, o Jihad Palestino islâmico e os houthis.
A Elliptic disse que continua monitorando os fluxos de ativos virtuais ligados a entidades iranianas e atualizando suas ferramentas de conformidade para refletir ameaças emergentes no ecossistema de criptomoeda da região.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings
Este conteúdo foi fornecido por CNBC International e a responsabilidade exclusiva pela tradução portuguesa é do Times Brasil.