As exportações de carne de frango brasileiras são suspensas para a União Europeia (e a China), confirmou o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro. A suspensão automática e auto -embutimento é fornecida no protocolo de exportação de frango acordado entre o Brasil e o bloco europeu.
A interrupção ocorre após confirmar o primeiro foco da gripe aviária na equipe comercial no Brasil, confirmada anteriormente pelo Ministério da Agricultura.
O bloco está entre os Dez principais destinos de frango brasileiro. As exportações de frango para a União Europeia representam cerca de 7% de todo o volume exportado pelo Brasil. Em 2024, o Brasil exportou 229,984 mil toneladas de carne de frango para os 27 países da União Europeia, com remessas totalizando US $ 655,320 milhões.
Segundo o ministro, o Brasil negocia a regionalização do protocolo com o bloco europeu, alegando que as exportações são restritas apenas ao foco de detectado, dentro de 10 quilômetros ou ao estado.
E os outros mercados?
“Desde o primeiro foco da gripe aviária em aves selvagens há dois anos, intensificamos a revisão do protocolo com vários países. Com alguns países, ela ainda não foi concluída. Podemos obter essas mudanças, provando que outras regiões não estão em risco de foco e, portanto, a liberação de remessas de outras regiões”, disse o ministro em uma entrevista com a entrevista com a entrevista à Broadcast Agro.
A China também suspenderá a partir desta sexta -feira (16) e por até 60 dias as compras de carne de frango no Brasil.
O Reino Unido, Argentina, Japão, Emirados Árabes Unidos e Arábia Saudita restringirão a compra de carne de frango brasileira apenas do Rio Grande do Sul e, mais tarde, apenas para o município, segundo Fávaro.
Leia mais:
A China é o principal destino da carne de frango brasileira; Veja a classificação
“O consumo de carne de frango e ovos não transmite a gripe aviária”, diz o diretor da CNA
Esses países já têm protocolos de regionalização acordados com o Brasil. Espera -se que o ministério seja outros países para tornar o protocolo de regionalização da gripe aviária mais flexível, restringindo os embargos à área de foco detectado, mesmo com as ações em andamento.
Desde a confirmação do foco da gripe aviária em Granja Comercial, o governo age principalmente em duas frentes. As medidas sanitárias vão evitar a entrada da doença em outras fazendas comerciais e, do ponto de vista comercial, para restaurar os fluxos comerciais o mais rápido possível.
Este é o primeiro caso no Brasil da gripe aviária no sistema comercial (influenza de alta patogenicidade de patogenicidade). O caso do Granja Comercial foi confirmado na noite de quinta -feira (15) em um Matrixeiro (produção agrícola Granja) de aves comerciais em Montenegro, na região metropolitana de Porto Alegre, Rio Grande do Sul.
Segundo o ministério, a fazenda foi isolada, as aves esquadrões eliminadas e todo o sistema comercial na região está sendo monitorado, bem como o fluxo comercial da fazenda foi rastreado e os ovos férteis não utilizados.
As medidas de contenção e erradicação do foco previstas no plano nacional de contingência estão em andamento, de acordo com o ministério. As ações incluem o bloqueio comercial de Granja, o monitoramento da região, além da erradicação das aves do esquadrão afetado, bem como a intensificação das medidas de inspeção e biossegurança.
O ministro enfatizou que não há sinais de aves doentes em outras fazendas comerciais na região de foco detectado.
Confira a nota oficial do Ministério da Agricultura e Livro da imprensa.
““O Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) relata que as restrições à exportação de produtos para aves seguem os requisitos acordados com os países importadores, de acordo com os respectivos modelos internacionais de certificação de saúde.
Quando os requisitos estão relacionados à restrição da área capaz de exportar, eles variam de acordo com a doença, impondo restrições a todo o país ou aplicando a regionalização (restrição ao estado, ou ao município, ou mesmo apenas na área infectada). Países como Japão, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Filipinas, por exemplo, já aprovaram a regionalização.
Como efeito na detecção da doença, o Certificado acordado se aplica e o processo de comunicação começa aos parceiros comerciais, com o envio de uma nota técnica do fato, dando total transparência à situação. Além disso, o mapa mantém sua equipe técnica disponível para esclarecimento ou qualquer reunião técnica, se solicitada por qualquer autoridade do país importador, a fim de reafirmar a conformidade com os compromissos do Brasil, aumentando a confiança em nosso sistema.
Portanto, o mapa aponta que atualmente não há restrição generalizada da exportação de produtos de aves do Rio Grande do Sul.
China – por exigência prevista no art. 11 do acordo sanitário bilateral assinado entre o Brasil e a China, nessa data, as exportações de produtos de pássaros para esse mercado são suspensos.
União Europeia-O modelo de certificado acordado com a União Europeia estabelece que, diante da detecção da doença, todas as áreas qualificadas são restritas ”.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos rápidos: Samsung TV Plus, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings