Um grupo de cinco pequenas empresas processou o presidente Donald Trump na segunda -feira (14), buscando bloquear novas taxas que ele impôs a importações estrangeiras nas últimas semanas.
O processo no Tribunal Internacional de Comércio dos EUA afirma que Trump usurpou ilegalmente o poder do Congresso de impor tarifas, alegando que os déficits comerciais com outros países constituem uma emergência.
“O Congresso não delegou esse poder”, diz o processo. “O estatuto que o presidente invoca – a lei dos poderes econômicos de emergência internacional (‘ieepa’) – não autoriza o presidente a emitir tarifas unilateralmente generalizadas e globais”.
O Liberty Justice Center, que representa empresas gerenciadas por seus próprios proprietários, disse que as novas tarifas de Trump – pelo menos 10% das importações da maioria dos países, com taxas ainda mais altas para dezenas de outras nações – estão devastando pequenas empresas em todo o país.
“O surgimento alegado por ele é uma invenção de sua própria imaginação: déficits comerciais, que persistem há décadas sem causar danos econômicos, não são uma emergência”, diz o processo.
“Nem esses déficits comerciais constituem uma ameaça incomum e extraordinária”.
Leia também:
O Centro de Justiça da Liberty observou que o governo Trump impôs tarifas, mesmo aos países com os quais os Estados Unidos não têm déficit comercial, “prejudicar ainda mais a justificativa do governo”.
“Este Tribunal deve declarar a apropriação de poder sem precedentes do presidente como ilegal, impedir a operação de ações executivas que supostamente imporem essas tarifas com base na IEEPA e reafirmam o princípio fundamental da fundação deste país: não haverá tributação sem representação”, diz o processo.
Os autores da ação incluem seleções de VC, com sede em Nova York, que importa e distribuem vinhos, espíritos e pequenos sakers de produção; Fishusa, na Pensilvânia, uma empresa de comércio eletrônico de varejo e atacadista que fabrica e vende equipamentos de pesca esportiva; e o tubo de Genova, em Utah, que produz tubos de plástico, conduítes e conexões para encanamento, irrigação, drenagem e aplicações elétricas.
Além disso, os autores são LLC Microkits na Virgínia, que fabrica kits eletrônicos educacionais e instrumentos musicais, e o Terry Precision Cycling, uma marca de Vermont especializada em roupas de ciclismo feminino.
“O Terry Cycling já pagou US $ 25.000 em tarifas não planejadas este ano por bens dos quais era o importador oficial, e projeta que as tarifas custarão para a empresa aproximadamente US $ 250.000 até o final de 2025”, diz o processo.
Até 2026, o Terry Cycling espera “enfrentar US $ 1,2 milhão em taxas – um valor simplesmente insustentável para um negócio de seu tamanho”, de acordo com o processo.
A CNBC solicitou um comentário da Casa Branca sobre o processo.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, canais TCL, Plutão TV, Soul TV, Zapping | Novos streamings
Este conteúdo foi fornecido por CNBC International e a responsabilidade exclusiva pela tradução portuguesa é do Times Brasil.