A economia da Índia cresceu a uma taxa anual mais rápida do que o esperado de 7,4% no trimestre encerrado em março, apesar do aumento da incerteza na economia global.
O produto interno bruto nos primeiros três meses de 2025, ou no quarto trimestre do ano fiscal do governo de 2025, foi muito maior que o crescimento de 6,7% fornecido pelos economistas em uma pesquisa da Reuters.
Isso marcou o maior crescimento trimestral no ano fiscal de 2025, acelerando em relação à expansão de 6,2% no trimestre anterior, de acordo com Dados do governo divulgados na sexta -feira.
No ano fiscal completo de 2025, a economia da Índia cresceu 6,5%, de acordo com o Estimativa do governo de fevereiro.
A perspectiva de crescimento na terceira maior economia da Ásia permaneceu relativamente robusta, graças ao forte consumo doméstico e à dependência relativamente menor das exportações, amortecendo o golpe da política comercial do presidente dos EUA, Donald Trump.
No mês passado, Trump se inscreveu 26% tarifas em produtos importados da Índia como parte de seus direitos “recíprocos” em mais de 180 países, apenas para colocá -los em um Break de 90 dias, permitindo que as nações, incluindo a Índia, negociem acordos com os EUA. Uma tarifa básica de 10% continua sendo aplicada durante o intervalo.
Atualmente, Índia tem um superávit de quase US $ 46 bilhões Com os EUA, de acordo com dados do governo.
Nova Délhi é vista por alguns como o próximo na fila para fechar um acordo com os EUA após seus acordos com a China e o Reino Unido. Trunfo teria dito no início deste mês que a Índia havia oferecido zero tarifas sobre todas as importações dos EUA.
O Indian Reserve Bank reduziu as taxas de juros no mês passado pelo segundo tempo consecutivo para 6%e mudou sua posição política para acomodação, na tentativa de aumentar o crescimento. O Banco Central deve fazer outro interesse cortado em junho.
“A queda na inflação e os riscos de diminuição do crescimento do crescimento devem levar a outro corte na taxa de re-taxa na próxima semana”, disse Shilan Shah, vice-chefe dos mercados emergentes da economia da capital, prevendo que a taxa caia para 5,5% no ciclo de flexibilidade atual.
O cessar -fogo no CAIXEMIRA é “frágil e as tensões podem aumentar facilmente novamente”, o que por sua vez pode danificar o investimento e o consumo, acrescentou Shah. As tensões entre a Índia e o Paquistão explodiram no início deste mês, levando a ações militares entre os dois vizinhos com armas nucleares.
Dito isto, o crescimento da Índia ainda pode permanecer, parcialmente motivado pela melhoria da demanda do consumidor nas áreas rurais. O consumo contribuiu para mais da metade da economia indiana, com áreas rurais respondendo para quase 40% do total de vendas de bens de consumo No primeiro trimestre de 2025, de acordo com dados da Nielseniq Market Research Company.
O Fundo Monetário Internacional projeta que a economia da Índia atingirá US $ 4.187 trilhões até 2025, superando modestamente os US $ 4.186 trilhões do Japão, tornando -se a quarta maior economia do mundo.
“A Índia sempre iria além do Japão – e também da Alemanha – devido à sua demografia positiva e ao escopo dos ganhos contínuos da produtividade”, disse Shah, acrescentando que “não é exagero pensar que, em 2040, a economia da Índia poderia ter o tamanho da Alemanha e do Japão juntos”.
–
Onde assistir ao maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings
Este conteúdo foi fornecido por CNBC International e a responsabilidade exclusiva pela tradução portuguesa é do Times Brasil.