O presidente Donald Trump marcou o dia anual de homenagem à guerra dos EUA morto na segunda -feira (26), atacando seus oponentes “escória” e juízes que não decidem em seu proveito.
Trump cumpriu os deveres presidenciais tradicionais no Memorial Day, visitando o cemitério nacional de Arlington – o local de restos de cerca de 400.000 soldados mortos e outros.
E depois de depositar uma coroa de flores no túmulo do soldado desconhecido, Trump fez um discurso que também foi fiel ao roteiro presidencial típico de elogiar os heróis da Guerra dos EUA.
No entanto, o republicano de 78 anos começou o dia com um longo discurso em letras maiúsculas em sua plataforma de verdade social, na qual ele declarou: “Feliz Dia Memorial para todos, incluindo a escória que passou os últimos quatro anos tentando destruir nosso país”.
A publicação afirmou que “mentes distorcidas da esquerda haviam permitido que milhões de imigrantes ilegais entrassem” muitos deles criminosos e doentes mentais. “
Além de culpar seus antecessores políticos, Trump acusou os juízes de que eles “odiavam os EUA” de ser “em uma missão para manter assassinos, traficantes de drogas, estupradores, membros de gangues e prisioneiros soltos em todo o mundo para que possam roubar, assassinar e estuprar”.
Trump está envolvido em uma série de batalhas judiciais com juízes federais que impuseram repetidamente ordens de restrição temporária para congelar ações potencialmente inconstitucionais, aguardando novas decisões.
Com o Partido Republicano controlando o Congresso e raramente reagindo à Casa Branca, os únicos obstáculos significativos restantes à iniciativa sem precedentes de Trump para testar as normas constitucionais são os tribunais.
Um dos principais casos em disputa gira em torno de injunções judiciais que impedem Trump de usar uma lei obscura de guerra para deportar supostos imigrantes ilegais ou supostos criminosos estrangeiros sem o devido processo legal.
Em seu discurso em Arlington, Trump elogiou as notáveis batalhas dos EUA ao longo da história e prestou homenagem a vários membros das forças armadas mortas em combate.
“Eu tenho tudo”
No entanto, Trump não evitou completamente sua propensão a se desviar do roteiro e começar a falar sobre seus próprios sucessos.
Com o objetivo do famoso cemitério de Cruzes de mármore branco, ele refletiu sobre sua sorte em ser presidente agora, porque ele presidirá a Copa do Mundo de Futebol de 2026, os Jogos Olímpicos de 2028 de Los Angeles e o 250º aniversário dos Estados Unidos, também em 2026.
Se ele não tivesse perdido sua primeira tentativa de reeleição em 2020 – resultado, ele tentou derrubar e ainda afirmou ter sido enganado – ele não teria sido presidente nos três eventos, observou ele.
“De certa forma, fico feliz por ter perdido esse segundo mandato”, disse ele à platéia de oficiais militares, altos funcionários do governo e parentes sobreviventes de soldados mortos.
“Agora veja o que tenho: tenho tudo”, disse Trump. “Incrível como as coisas funcionam. Deus fez isso.”
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos rápidos: Samsung TV Plus, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings