O dólar acelerou os ganhos na tarde de terça -feira (19), junto com os mínimos do IBovespa B3, e atingiu o nível de US $ 5,50. Com um máximo de R $ 5.5059, ele terminou a sessão de negociação em 1,22%, para R $ 5.5009 – o maior valor de fechamento do último dia 5.
Os investidores estabeleceram grandes bancos no mercado de ações e repiou posições de moeda defensiva por medo de escalar tensões entre o Brasil e os Estados Unidos. Motivo: As incertezas causadas pela decisão da segunda -feira do ministro Flávio Dino da Suprema Corte federal (STF) sobre a aplicação de leis estrangeiras.
Os rumores indicam que a Genius Research/Quaro, a ser divulgada na quarta -feira, mostrará melhorias na avaliação do presidente Luiz Inacio Lula da Silva, que deu combustível extra ao dólar no segundo estágio do negócio. Na quinta -feira (21), sai da pesquisa sobre a eleição presidencial de 2026.
Embora as moedas emergentes e os países exportadores de commodities tenham recuado, no dia da queda de petróleo e minério de ferro, o real liderou as perdas antes do dólar.
“O Real teve o melhor desempenho entre emergente desde o final de julho e está retornando um pouco agora com essa escalada da crise envolvendo tarifas e política externa”, diz Marcos Weigt, chefe do Tesouro do TravelEx Bank.
Ao analisar a decisão do Reino Unido sobre compensação às vítimas do desastre de Mariana e Brumadinho (MG), Dino esclareceu que as ordens judiciais estrangeiras se aplicam apenas após a aprovação da justiça nacional no Brasil.
Embora motivado por um caso específico, a decisão de Dino protege os cidadãos brasileiros dos efeitos do governo dos EUA, usados pelo governo dos EUA para sancionar o ministro de Alexandre de Moraes, acusado por Donald Trump de promover uma caça às bruxas no processo contra o ex -presidente Jair Bolsonaro.
Em uma ordem no início da tarde, o ministro Flávio Dino reiterou que não há eficácia automática de leis estrangeiras no território nacional.
Leia mais:
O IPCA cai, mas o mérito do copom ou da taxa de câmbio?
Retiro IBovespa B3 2,1% com queda de banco e raiz; DI closs alto
À tarde, fontes ouvidas por Transmissão (Sistema de notícias real do grupo estadual) relatou que a decisão de Dino causou uma onda de dúvidas e convulsões no setor bancário, que já busca assistência jurídica no exterior. Os bancos podem sofrer sanções dos EUA se não adotarem restrições de Moraes com base na lei de Magnitsky. Por outro lado, se cumprirem, podem contradizer a lei brasileira.
“Os bancos nacionais estão entre a cruz e a espada. Todos têm relacionamentos e usam serviços de bancos e grandes empresas americanas”, diz Weigt, da TravelEx, acrescentando que o aumento da percepção de risco tende a afastar os investidores estrangeiros da troca doméstica, o que acaba respirando o real.
Os ministros do STF teriam sido aconselhados por bancos públicos e privados a transferir seus recursos para cooperativas de crédito, mas recusaram a proposta porque considerariam que a operação representaria uma capitulação do Brasil e do próprio STF, de acordo com informações da coluna da jornalista Monica Bergamo, de S.Paulo Folha.
No exterior, o índice DXY (índice do dólar), que mede o comportamento do dólar em comparação com uma cesta de seis moedas fortes, tinha luz no final da tarde, logo acima de 98.200 pontos. O índice do dólar se retira mais de 1,70% em agosto e cerca de 9% no ano.
Com uma agenda enxuta na terça -feira, os investidores apenas ajustaram posições esperando o Federal Reserve (Fed, o Banco Central dos EUA) e o discurso do presidente do Fed Jerome Powell no Simpósio de Jackson Hole na sexta -feira (22).
Entre os indicadores, o Departamento de Comércio informou de manhã que os edifícios habitacionais começaram nos EUA 5,2% em julho, bem acima da expectativa de 0,3%. As permissões para novos trabalhos já recuaram 2,8% no mês passado.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings