O presidente Donald Trump se reuniu na quinta -feira (29) com o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, enquanto o líder republicano pressionou o banco central por taxas de juros mais baixas.
O Banco Central confirmou em comunicado que a reunião ocorreu, enfatizando que a futura trajetória da política monetária não foi discutida.
“A convite de Trump, o presidente Powell se reuniu hoje na Casa Branca para discutir desenvolvimentos econômicos, incluindo crescimento, emprego e inflação”, disse o comunicado do Fed. “O presidente Powell não discutiu suas expectativas em relação à política monetária, exceto para enfatizar que a trajetória política dependerá inteiramente das informações econômicas recebidas e do que isso significa para as perspectivas”.
Além disso, a declaração indicou que Powell e seus colegas do Fed continuam comprometidos em definir a política monetária com base em “análises cuidadosas, objetivas e não políticas”.
A Casa Branca não respondeu imediatamente a um pedido de comentário da CNBC.
A reunião ocorre em um momento delicado para a economia dos EUA, com Trump promovendo tarifas potencialmente inflacionárias e o Fed tentando equilibrar seu mandato para garantir o pleno emprego e os preços estáveis.
Usando sua verdade da rede social, Trump solicitou repetidamente o Comitê de Mercado Federal de Powell (FOMC), que reduz as taxas de juros. O FOMC não afrouxou as taxas desde dezembro, pouco antes de Trump assumir seu segundo mandato não -consecutivo.
“O consenso de quase todo mundo é a que: ‘O Fed deve reduzir o interesse anteriormente, não mais tarde.’ Powell, um homem lendário por chegar tarde, provavelmente cometerá erros novamente – mas quem sabe ??? ”, publicou Trump em 17 de maio.
Esta foi a primeira reunião desde que Trump iniciou seu segundo mandato. Em uma entrevista coletiva no início deste mês, Powell confirmou que os dois ainda não se conheceram e disseram que não dariam o primeiro passo para uma reunião presidencial.
“Nunca pedi uma reunião com nenhum presidente e nunca vou perguntar”, disse Powell. “Eu não faria isso. Nunca houve razão para eu pedir uma reunião. Sempre foi o contrário.”
Com incerteza tarifária persistente, os mercados esperam amplamente que o Fed mantenha as taxas de juros até mais clareza. Os preços do mercado de impressão indicam que o banco central não retomará cortes antes de setembro, pelo menos, ignorando as reuniões de junho e julho, com probabilidade de outra redução antes do final do ano. O FOMC reduziu as taxas em um ponto percentual no final de 2024.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings
Este conteúdo foi fornecido por CNBC International e a responsabilidade exclusiva pela tradução portuguesa é do Times Brasil.