A Casa Branca disse nesta quarta-feira (12) que os principais relatórios de emprego e inflação de outubro podem nunca ser divulgados por causa da paralisação do governo. A incerteza sobre os dados intensificou as preocupações de Wall Street, uma vez que a paralisação ultrapassou as seis semanas e se tornou a mais longa da história.
Durante uma conferência de imprensa, a secretária de imprensa Karoline Leavitt disse que o impasse orçamental pode ter causado danos permanentes à capacidade do governo de recolher informação estatística. “Os democratas podem ter danificado permanentemente o sistema estatístico federal, sendo provável que o IPC e os relatórios de emprego de Outubro nunca sejam divulgados”, disse ele. Segundo ela, a ausência desses indicadores compromete o trabalho de economistas, investidores e formuladores de política monetária do Federal Reserve.
Leia mais:
Casa Branca publica termos do acordo histórico entre China e Estados Unidos
Trump diz que apoia acordo do Senado para acabar com paralisação do governo
Os dados afectados incluem a criação mensal de empregos não agrícolas e o índice de preços no consumidor, ambos produzidos pelo Bureau of Labor Statistics, bem como vendas a retalho, números do comércio externo e informações sobre rendimentos e despesas familiares. Embora muitos analistas esperassem atrasos, mas não cancelamentos, as declarações de Leavitt levantaram dúvidas sobre a divulgação efectiva dos relatórios.
O secretário acrescentou que a greve pode reduzir o crescimento do quarto trimestre em até 2 pontos percentuais. Anteriormente, Kevin Hassett, diretor do Conselho Econômico Nacional, estimou um impacto de até 1,5 ponto percentual no Produto Interno Bruto (PIB) do atual trimestre. “Isso certamente terá um impacto neste trimestre”, disse ele durante evento no Clube Econômico de Washington.
Ainda assim, parte do mercado projeta efeitos limitados. O Goldman Sachs revisou para cima suas estimativas para o final do ano, elevando a previsão de expansão para o terceiro trimestre para 3,7% e para o ano todo para 1,3%. Em relação à recolha de dados, os economistas do banco avaliam que o impacto da paralisação deveria ser restrito na qualidade da informação sobre o emprego.
Quanto ao cronograma, analistas do Citigroup disseram acreditar que o relatório de empregos de setembro poderá sair na próxima sexta-feira (14), embora seja mais provável que seja na próxima semana. A publicação dos números de outubro, porém, poderá ser adiada até o início de dezembro.
Jeffrey Roach, economista-chefe da LPL Financial, disse que a pesquisa das empresas é relativamente simples de recuperar, pois se baseia em números objetivos fornecidos pelas empresas. Ele observou que o BLS seria capaz de reunir dados de vários meses num único período de recolha, se necessário. As informações coletadas diretamente das famílias são mais difíceis de reconstruir, pois dependem de entrevistas sobre situações já passadas. “É apenas a pesquisa qualitativa mais detalhada que não pode ser replicada”, disse ele.
Roach destacou ainda que as paralisações anteriores causaram basicamente atrasos na divulgação dos dados já coletados. Desta vez, a duração da paralisação impediu que as agências funcionassem justamente nos períodos destinados à coleta de denúncias hoje ameaçadas de inexistência.
–
Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Céu | Canal 592 ao vivo | Canal 187 Olá | Operadores regionais
TV SINAL ABERTO: antena parabólica canal 562
ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais RÁPIDOS: Samsung TV Plus, canais LG, canais TCL, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos fluxos
Este conteúdo foi fornecido por CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.