Em um mercado de carros usado em Pequim, o vendedor Ma Hui disse que o setor de veículos elétricos da China está em uma corrida pelo abismo.
Os fabricantes de veículos elétricos, liderados pela BYD, o líder de mercado do país, foram ferozes de preços de preços, reduzindo os lucros das marcas e vendedores como a MA.
“Estávamos todos perdendo dinheiro no ano passado”, disse Ma sobre seus colegas de vendedores de carros usados no mercado. “Existem muitas empresas que produzem carros de nova energia em excesso”.
Os parceiros de negócios da China costumam acusar o país de inundar o mercado global com veículos elétricos chineses baratos. Atualmente, acusações semelhantes circulam na China, levantando preocupações sobre o estresse financeiro no setor.
Leia mais
Pequim reage à guerra de preços de carros elétricos e pede o fim da “involução” no setor
Byd supera a Tesla em vendas de carros elétricos na Europa, apesar das tarifas da UE, diz o relatório
O jornal oficial do Partido Comunista, o diário do povo, por exemplo, publicou um comentário na segunda -feira, intitulado “A ‘guerra de preços’ na indústria automotiva não leva a lugar algum e não tem futuro”.
“Os lucros de comprimidos de ‘más guerras de preço’ em toda a cadeia, impactando todo o ecossistema e arriscando a queda na renda dos trabalhadores”, alertou o jornal. “A longo prazo, esta competição” correndo para o poço “é insustentável”.
A BYD está sendo a empresa mais criticada depois de anunciar cortes de preços no final de maio para muitos de seus modelos. Alguns dos descontos atingem 34%. Seu carro mais barato, a Mini Hatchback Seagull, agora custa apenas US $ 7.700, em comparação com os US $ 10.000 anteriores.
A intensa guerra de preços liderou os executivos de alto escalão do setor automotivo a soar o alarme – com o grande chefe de motor de parede chamando o setor “não saudável”.
Em uma entrevista ao veículo de notícias chinês Sina Finance em 23 de maio, o presidente Wei Jianjun atraiu paralelos com o setor imobiliário moribundo da China e sua extinta empresa de construção Evergrande.
“A” semelhante à crise de Evergrande ‘já existe na indústria automotiva “, disse ele.” Ela ainda não assediou “.
Um grupo industrial apoiado pelo governo também pediu às empresas que elas não “descarregam” veículos abaixo do custo de produção. Em comunicado, a Associação Chinesa de Fabricantes de Automóveis fez uma crítica velada ao BYD.
“Uma certa montadora assumiu a liderança ao lançar cortes significativos de preços e muitas empresas seguiram o exemplo, desencadeando uma nova onda de pânico em torno da ‘guerra de preços'”, afirmou o grupo.
Byd rejeitou o comentário de Wei como alarmista e disse que acreditava em uma boa concorrência em resposta às críticas de Caam.
Em um sinal de tensão ainda maior, os vendedores do mercado de carros usados em Pequim disseram à CNBC sobre um fenômeno conhecido como “carros usados com milhagem zero”, que visa ajudar as montadoras e revendedores a inflar volumes de vendas. Isso acontece quando os carros são registrados, licença e marcados como vendidos, mas nunca foram conduzidos.
Ma disse que estava preocupado com o que a concorrência feroz pode trazer. Ele disse à CNBC que vê o impacto dessa competição feroz nos consumidores, que já são reticentes em gastar no meio da crise econômica.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings
Este conteúdo foi fornecido por CNBC International e a responsabilidade exclusiva pela tradução portuguesa é do Times Brasil.