A Coréia do Norte criticou o plano do presidente dos EUA, Donald Trump, de criar um escudo de antimiseis chamado “Golden Summit”, classificando -o como uma ameaça “muito perigosa” que visa militarizar o espaço, disse a mídia estatal norte -coreana na terça -feira (26).
O Ministério das Relações Exteriores de Pyongyang emitiu um memorando chamando o sistema de “uma iniciativa” ameaçadora “muito perigosa destinada a ameaçar a segurança estratégica de armas nucleares”, disse a Agência de Notícias Central da Coréia (KCNA).
Leia também
Com volume fraco por férias em NY, Ibovespa B3 aumenta 0,23%, para 138,1 mil pontos
O Senado discute o impacto das tarifas dos EUA no comércio brasileiro
Dollar termina com o IOF no radar e em um dia de liquidez de férias nos EUA
Desafios e custos do projeto
Trump anunciou novos detalhes e financiamento inicial para o sistema de blindagem antimise na semana passada, chamando -o de “muito importante para o sucesso e até para a sobrevivência de nosso país”. Segundo analistas, a iniciativa enfrenta desafios técnicos e políticos significativos e pode ter um alto custo.
Trump mencionou os planos de construir uma “cúpula dourada” para a proteção dos EUA contra mísseis. O nome é inspirado na “Dome Iron Dome” de Israel, famosamente por essa metodologia de defesa. No entanto, especialistas disseram na época que esse projeto não poderia cobrir todo o território dos EUA.
O anúncio de Trump menciona o valor de US $ 175 bilhões para a construção de seu sistema de defesa anti -Airraft, que deve começar a operar em 2029, mas o escritório responsável pelo orçamento do governo (CBO) estima que mais de 20 anos o custo de manutenção deste projeto possa exceder US $ 880 bilhões (quase US $ 5 trilhões).
Tensões com a Coréia do Norte
O memorando da Coréia do Norte, que tem armas nucleares, acusou os Estados Unidos de serem “obcecados em militarizar o espaço sideral”, de acordo com a KCNA.
“O plano dos EUA para construir um novo sistema de defesa antimise é a causa raiz que desencadeia uma corrida armamentista nuclear e espacial global, estimulando as preocupações de segurança do estado com armas nucleares e transformando espaço em um potencial campo de guerra nuclear”, acrescentou o estado.
O principal aliado de segurança de Washington-Seul aumentou nos últimos anos exercícios militares conjuntos e a presença de ativos estratégicos dos EUA, como um porta-aviões e um submarino nuclear na região para dissuadir o norte.
Pyongyang afirmou repetidamente que é um estado nuclear “irreversível” e denuncia rotineiramente exercícios conjuntos entre a Coréia do Sul e o Sul como testes para uma invasão.
China e Rússia modernizam armas
A China também expressou fortes preocupações sobre o plano de Washington Golden Summit, acusando os Estados Unidos de minar a estabilidade global.
Pequim está se aproximando de Washington em termos de tecnologia de mísseis balísticos e hipersônicos, enquanto Moscou está modernizando seus sistemas de mísseis de alcance intercontinental e desenvolvendo mísseis de ataque de precisão avançada, de acordo com uma revisão do Pentágono 2022.
Kremlin afirmou que a iniciativa de Trump exigiria consultas com a Rússia, mas, caso contrário, seria uma “questão soberana” dos Estados Unidos, suavizando seu tom depois de criticar anteriormente a idéia como desestabilizador.
Inspiração e desafios
O nome Golden Dome of the Plan vem do sistema de defesa aérea Iron Domo de Israel, que interceptou milhares de foguetes curtos e outros projéteis desde que entrou em operação em 2011.
Os Estados Unidos enfrentam várias ameaças dos mísseis dos oponentes, mas diferem significativamente das armas de curta duração que a cúpula de ferro de Israel foi projetada para lutar.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos rápidos: Samsung TV Plus, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings
Siga os tempos Brasil – Licenciado exclusivo da CNBC no Google News