Todo o Conselho de Bolsas de Estudo Estrangeiro da Fulbright renunciou na quarta -feira (11). A alegação é que houve interferência do presidente dos Estados Unidos, Trump, na autoridade do conselho de conceder bolsas de estudo.
O Conselho, composto por 12 membros, disse em comunicado que o Departamento de Estado, responsável pelo Programa de Bolsas de Estudo D, negou a Fulbright Scholarships “a um número considerável de indivíduos selecionados para o ano acadêmico de 2025-2026”.
“O governo também está enviando 1.200 bolsas de estudo estrangeiras da Fulbright a um processo de revisão não autorizado e pode rejeitar mais candidatos”, disse o conselho em seu comunicado, publicado no substituto.
“Acreditamos que essas ações não apenas contradizem o estatuto, mas também são contrárias à missão de Fulbright e valores, incluindo a liberdade de expressão e a liberdade acadêmica, que o Congresso especificou no estatuto”, disse o Conselho.
Leia mais:
A China vê o avanço e o relacionamento estável com os EUA, mas diz ‘não há vencedores na guerra empresarial’
Vance se junta a Trump para criticar Powell e diz que Fed está cometendo “negligência monetária”
Renúncia em massa e contexto político
Jed Katz, presidente e diretor administrativo da Javelin Venture Partners, disse à CNBC o comunicado quando perguntado sobre sua demissão e a dos outros membros.
Como todos os outros membros do conselho, Katz foi nomeado para o painel pelo ex -presidente dos EUA, Joe Biden.
Os outros membros do conselho que renunciaram incluem pessoas que trabalharam no governo de Biden, incluindo a assistente de Biden, Adiga, o chefe de gabinete da Casa Branca, Jen O’Malley Dillon, que presidiu a campanha presidencial de Kamala Harris em 2024 e o ex -discurso de Biden Reddy.
A CNBC solicitou um comentário do Departamento de Estado.
As renúncias foram relatadas inicialmente pelo New York Times. “Com efeito imediato, os membros do Conselho de Bolsas de Estudo Estrangeiros da Fulbright, exigidos pelo Congresso, votaram predominantemente para renunciar ao Conselho, em vez de endossar ações sem precedentes que acreditamos serem inadmissíveis sob a lei, comprometem os interesses e a integridade nacional dos EUA e prejudicam a missão e os mandatos que o Congresso se estabeleceu.
“No início do programa, o Congresso especificou claramente que o Conselho Fulbright tem a autoridade final de aprovação dos candidatos, que ocorre após um processo exaustivo e deliberado, realizado ao longo de um ano por funcionários de carreira aparidal no Departamento de Estado e nas embaixadas do mundo”, disse o conselho.
–
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings
Este conteúdo foi fornecido por CNBC International e a responsabilidade exclusiva pela tradução portuguesa é do Times Brasil.