O líder chinês Xi Jinping pediu ao novo presidente da Coréia do Sul Lee Jae-Myung na terça-feira a trabalhar com Pequim para defender o livre comércio e o “multilateralismo”, disse a mídia estatal.
Em uma ligação com Lee, Xi instou Pequim e Seul a “injetar mais certeza em situações regionais e internacionais”, disse a agência de notícias Xinhua, além de “promover a parceria estratégica da cooperação em um nível superior”.
“Um relacionamento saudável, estável e aprofundado da corea do sul está alinhado com a tendência dos tempos”, disse Xi.
“A cooperação bilateral e a coordenação multilateral devem ser mantidas para defender em conjunto multilateralismo e livre comércio, garantindo a estabilidade e o funcionamento adequado das cadeias industriais e suprimentos globais e regionais”, acrescentou o líder chinês.
O novo líder do centro-esquerda da Coréia do Sul foi eleito com uma grande maioria na semana passada depois de vencer uma eleição antecipada desencadeada pela declaração marcial de seu antecessor.
Leia mais
Siga a cobertura real da guerra comercial
O líder da Nova Coréia do Sul fala sobre tarifas em conexão com Trump
China e EUA devem continuar negociações comerciais, enquanto Trump elogia os ‘bons relatórios’ de Londres
O escritório de Lee afirmou que o novo líder havia dito a XI que os dois países esperavam “promover ativamente o intercâmbio e a cooperação em uma ampla gama de áreas – incluindo economia, segurança, cultura e trocas interpessoais”.
Lee também convidou Xi para participar da próxima cúpula da APEC em novembro deste ano, que será realizada na cidade de Gyeongju, no sul da Coréia.
Lee disse que espera que haja uma oportunidade para “em discussões aprofundadas sobre laços bilaterais e questões regionais”.
Lee também pediu à China que desempenhasse um “papel construtivo na promoção da paz e da estabilidade na península coreana”, em referência aos laços de Pequim com a Coréia do Norte, um país com armas nucleares.
Seul há muito tempo segue uma linha tênue entre a China, seu principal parceiro comercial e os Estados Unidos, seu garante de defesa.
As relações sofreram sob o governo do antecessor de Lee, Yoon Suk Yeol, que se aproximou dos Estados Unidos e procurou fortalecer os laços com o ex -senhor colonial, o Japão.
Mas as economias de ambos os países orientados para a exportação estão agora na ofensiva da tarifa Donald Trump.
E Lee entendeu durante a campanha que procuraria melhorar os laços com Pequim.
Ele também gerou alarme alegando que um conflito futuro entre China e Taiwan não seria o problema com a Coréia do Sul.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings