A decisão de um tribunal comercial federal dos EUA de derrubar as tarifas “recíprocas” do presidente Donald Trump em uma ampla gama de países parece à primeira vista um desenvolvimento positivo em todos os aspectos.
A ausência de tarifas leva a produtos mais baratos, provavelmente mais gastos com consumidores e receitas corporativas mais altas, que tendem a refletir sobre os preços das ações.
Esse cenário ideal, no entanto, baseia -se na suposição de que a decisão do Tribunal é final e que o governo de Trump não tem outras maneiras de restaurar suas vigorosas políticas comerciais.
Os eventos de quinta -feira já nos mostraram que esse não é o caso. Um Tribunal de Apelações suspendeu temporariamente a decisão sobre tarifas de permitir que o governo de Trump responda ao caso. “Mesmo se perdermos, faremos isso de outra forma”, disse Peter Navarro, consultor comercial de Trump, a repórteres na Casa Branca na tarde de quinta -feira.
Essa incerteza pode perturbar ainda mais os mercados e as negociações comerciais com os países. Se as tarifas podem surgir e desaparecer com base em decisões políticas e judiciais, como as nações discutem acordos comerciais e como os investidores alocam seu capital com eficiência? De fato, o S&P 500 subiu quase 0,9% quando as negociações começaram, mas caíram dramaticamente depois que o governo de Trump disse que poderia pedir à Suprema Corte que suspenda a decisão do tribunal comercial federal.
Leia mais
Siga a cobertura real da guerra comercial
Presidente do Fed São Francisco diz que ainda é cedo para avaliar o impacto das tarifas nos EUA
“Trump estica a corda e depois lança”, diz um analista da estratégia de “comércio de taco” adotada pelos investidores dos EUA
“Em geral, os mercados não gostam de incertezas porque dificultam as previsões”, disse Larry Ventarelli, fundador do Blue Chip Daily Trend Report. “Esperamos que a taxa de notícias tarifárias seja um processo prolongado, o que pode levar a uma maior volatilidade de curto prazo”.
Uma tarifa de 10% de concreto ainda seria um imposto – mas a certeza disso pode ser melhor para mercados e economias globais a longo prazo.
O que você precisa saber hoje?
As tarifas “recíprocas” de Trump restauradas por enquanto
Um tribunal federal de recursos dos EUA concedido na quinta -feira (29) O pedido do governo de Trump de suspender temporariamente uma decisão do tribunal inferior que anulou a maioria das taxas de Trump. As autoridades de Trump afirmam ter outras opções para impor tarifas, mesmo que não prevalecem no caso. Anteriormente, a Casa Branca disse que procuraria “medidas de emergência” da Suprema Corte se a decisão não fosse suspensa.
Negociações dos EUA-China
As negociações comerciais americanas-China “são um pouco estagnadas”, disse o secretário do Tesouro Scott Bessent à Fox News em entrevista na quinta-feira, horário local, acrescentando que pode haver uma conversa telefônica entre Trump e o presidente chinês Xi Jinping, “em algum momento”. Embora Washington e Pequim tenham concordado em reduzir as taxas por 90 dias, os EUA continuaram com restrições tecnológicas à China, embora ainda não tenha aliviado significativamente as restrições às exportações de terras raras.
O mercado americano ganha limitado por confusão tarifária
As ações dos EUA aumentaram na quinta -feira (29). Eles foram impulsionados pela Nvidia – que subiram 3,3% com seus lucros positivos -, mas foram impedidos de maiores ganhos por incerteza em torno das tarifas. S&P 500 Avançou 0,4%, a Dow Jones Industrial Averag avançou 0,28%e o Nasdaq Composite avançou 0,39%. Os mercados da Ásia-Pacífico caíram na sexta-feira (30). O Nikkei 225 do Japão caiu 1,15% às 13:30, horário de Cingapura, com dados mostrando que a inflação anual básica em Tóquio atingiu 3,6% em maio, o nível mais alto desde janeiro de 2023.
Powell enfatizou que as decisões de taxa não podem ser políticas
O presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, conheceu Trump na quinta -feira (29), de acordo com um comunicado do Banco Central dos EUA. “O presidente Powell não discutiu suas expectativas para a política monetária”, afirmou o comunicado. No entanto, Powell “enfatizou que o caminho da política dependerá inteiramente das informações econômicas recebidas e do que significa perspectivas” – essencialmente, que as taxas de juros não podem ser influenciadas pela política.
SEC desistiu de seu processo contra a Binance
A Sec desistiu formalmente de seu processo contra a Binance e seu fundador, Changpeng Zhao, foi inaugurado pela primeira vez em junho de 2023. O caso acusou o corretor de criptomoedas que serve ilegalmente usuários, inflando volumes de negociação e misturando fundos de clientes. A demissão marca um fim simbólico da repressão da agência às criptomoedas e ocorre em um momento em que o governo de Trump tenta provar que é um aliado da indústria.
Setores europeus em destaque: JPMorgan
As ações européias foram melhores do que as dos EUA até agora este ano. Analistas jpmorgan
Eles acreditam que a tendência pode continuar, com mercados fora da negociação dos EUA “cada vez mais favoravelmente” em comparação com seus colegas americanos pelos próximos 12 a 18 meses. Aqui estão os setores favoritos do banco para esse período.
E finalmente
Hybe da Coréia do Sul abre o cargo na China em meio à esperança de uma reversão do K-pop sobre Pequim
A Hybe, a maior agência K-pop da Coréia do Sul, que abriu seu primeiro escritório na China em 2 de abril e anunciou o lançamento na quinta-feira (29), está se preparando para entrar no mercado chinês desde o ano passado, disse um executivo da Hybe.
Há evidências de que Pequim pode estar suavizando sua posição em relação ao K-pop diante do fraco consumo doméstico e a interrupção das negociações comerciais com a China. E em outro sinal de descongelamento de relações, a China anunciou sua decisão de dispensar os sul -coreanos em novembro passado.
A Coréia do Sul seguiu o exemplo em março de 2025, com seus planos de oferecer isenção de visto aos visitantes chineses no terceiro trimestre.
“Ao contrário dos semicondutores ou carros, onde a política comercial global afeta diretamente as cadeias de suprimentos e os preços, o consumo de k-pop é muito menos sensível às medidas protecionistas”, disse Shinhan Securities em abril.
–
Onde assistir ao maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings
Este conteúdo foi fornecido por CNBC International e a responsabilidade exclusiva pela tradução portuguesa é do Times Brasil.