Em uma escalada em tensões comerciais, o Canadá implementou, na quarta -feira (9), 25% de tarifas em veículos e peças automotivas fabricadas nos Estados Unidos. A medida é uma resposta direta às tarifas impostas por Donald Trump nos EUA na semana passada.
“Estamos respondendo hoje e respondemos de forma consistente, com tarifas compensatórias cuidadosamente calibradas e direcionadas”, disse o primeiro -ministro canadense Mark Carnery na última quinta -feira, anunciando as medidas.
A retaliação canadense, reafirmada na terça-feira, inclui 25% de imposto sobre veículos de origem americana que não atendem aos requisitos do Acordo dos Estados Unidos-Manada (USMCA).
A medida também se estende a peças canadenses, nem mexicanas e está presente em veículos totalmente montados nos EUA e importados para o Canadá.
Essa taxa implica que, mesmo que um veículo produzido nos Estados Unidos por grandes montadoras, como General Motors, Ford ou Stellantis (Chrysler Controller), atenda aos critérios da USMCA, partes que não se originam do Canadá ou do México podem estar sujeitas a tarifas.
A complexidade da nova estrutura tarifária canadense levanta questões sobre seu impacto prático nas cadeias de suprimentos e custos automotivos para as empresas do setor.
As tarifas canadenses diferem dos americanos
As novas taxas canadenses têm nuances importantes em comparação com o americano. As autoridades do Canadá optaram por excluir peças automotivas individuais da lista de tarifas e sinalizaram que a aplicação de novos impostos considerará o acordo comercial entre os países.
Em contraste, 25% das taxas de Trump impostas por Trump nos Estados Unidos se concentram em qualquer veículo que não seja montado em solo americano, que, de acordo com dados da S&P Global Mobility, é de 46% dos aproximadamente 16 milhões de veículos vendidos no país no ano passado.
A Casa Branca também anunciou sua intenção de atingir algumas peças automotivas específicas, como motores e transmissões, com um prazo inicial de implementação até 3 de maio.
Flavio Volpe, presidente dos fabricantes de peças automotivas do Canadá, enfatizou a importância de manter as tarifas separadamente para peças individuais, alertando que a tributação desses componentes poderia rapidamente interromper a indústria automobilística integrada da América do Norte.
“Nosso conselho ao primeiro -ministro foi:” Mantenha as peças fora disso, por enquanto “, disse Volpe em entrevista a CNBC na terça -feira. “Também insistimos que, se as tarifas retaliatórias forem aplicadas, o alvo deve ser os americanos. Não prejudique, por acidente ou omissão, nossos fornecedores e parceiros mexicanos. Ninguém quer isso, mas o Canadá precisa responder”.
A isenção de conteúdo mexicano, diferentemente da abordagem dos EUA, reflete o respeito do Canadá ao contrato comercial, de acordo com a declaração de Carry na semana passada.
A General Motors, a Ford e a Stellantis Automobers publicaram comunicações afirmando que seus veículos produzidos na América do Norte estão de acordo com a USMCA, embora cada nível de conteúdo regional varie significativamente.
As montadoras de Detroit, juntamente com a Toyota Motor, estão entre as mais vendidas no mercado canadense. No entanto, o mercado automotivo do Canadá é consideravelmente menor que os EUA, registrando cerca de 2 milhões de veículos leves em comparação com aproximadamente 16 milhões vendidos nos Estados Unidos.
A escala comercial canadense no setor de veículos de passageiros leves registrou um superávit de US $ 8,33 bilhões, com US $ 43,82 bilhões em exportações contra US $ 35,49 bilhões em importações, de acordo com a líder de consultoria automotiva, uma consultoria automotiva canadense líder. Os desequilíbrios comerciais têm sido um dos principais motivadores por trás da imposição de tarifas pelo governo Trump.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, canais TCL, Plutão TV, Soul TV, Zapping | Novos streamings
Este conteúdo foi fornecido por CNBC International e a responsabilidade exclusiva pela tradução portuguesa é do Times Brasil.