A trégua comercial assinada entre os EUA e a China ocorreu quando as tarifas do presidente Donald Trump atingiram significativamente a indústria dos EUA e da Ásia, com uma forte queda na atividade de compra em abril, após a corrida para o fornecimento de estoque, de acordo com o índice de volatilidade da cadeia de suprimentos GEP Global.
“A suspensão das tarifas é um grande alívio para os fabricantes dos EUA e da China”, disse John Piaatek, vice -presidente de consultoria da GEP. “Nossa taxa de volatilidade da cadeia de suprimentos mostra que a demanda industrial na China está caindo acentuadamente, e os fabricantes dos EUA estão estocando agressivamente insumos essenciais para se proteger contra tarifas”.
Mas, de acordo com a PIATEK, o acordo comercial não acalmará rapidamente a ansiedade dos fabricantes dos EUA sobre como reduzir os riscos relacionados à China a longo prazo. “Ao manobrar para reduzir os riscos e limitar a exposição à China, o cenário de mudança rápida e a incerteza estão obscurecendo as perspectivas dos fabricantes e prejudicando seus investimentos em capital e cadeia de suprimentos”, disse ele.
O Índice de Volatilidade da Cadeia de Suprimentos Global GEP monitora a demanda, escassez, transporte, inventário e condições pendentes com base em uma pesquisa mensal de 27.000 empresas.
Índice de volatilidade da cadeia de suprimentos GEP
Fonte: GEP, S&P Global PMI
“Os primeiros golpes da guerra tarifária atingiram os fabricantes globais”, disse Piatek. Os dados de volatilidade da cadeia de suprimentos devem ser um aviso do que acontecerá se a suspensão temporária das tarifas dos EUA e da China não for estendida permanentemente após o período de 90 dias e a guerra comercial se intensifica novamente.
Os dados mostraram uma recuperação semelhante à de um clube de hóquei em abril, de acordo com a Piaatek, com empresas americanas estocando agressivamente em um ritmo que ele descreveu como “preocupante”. Ao mesmo tempo, “surgiram os primeiros sinais de que os fabricantes estão prevendo uma demanda e escassez de oferta mais lentas”, disse ele.
ÍNDICE DE INVENTORIO

A atividade de compra dos fabricantes na Ásia atingiu seu nível mais fraco desde dezembro de 2023.
Um ponto positivo para compensar a retração na indústria é a Europa, onde a recessão industrial está chegando ao fim. O Reino Unido, o primeiro país a assinar um acordo comercial preliminar com os EUA, registrou uma fraqueza significativa na indústria, com a atividade dos fornecedores caindo para uma taxa próxima a um mínimo histórico, com base nos dados das últimas duas décadas. Mas a capacidade da cadeia de suprimentos na Alemanha e na França, que foi subutilizada no ano passado, está refletindo o crescimento. Piaatek alertou que isso pode ser revertido se as condições do comércio global piorarem.
Índice de demanda de entrada

Fonte: GEP, S&P Global PMI
Os dados do GEP também mostram um aumento na capacidade ociosa nas cadeias de suprimentos asiáticas em abril, lideradas pela China, Taiwan e Coréia do Sul.
Stephen Edwards, CEO da Virgínia, disse à CNBC em uma entrevista publicada nesta semana que, se o futuro da cadeia de suprimentos for menos China e Sudeste Asiático, sul da Ásia e Europa, o porto dos EUA está posicionado para esse crescimento.
“Nosso crescimento mais rápido nos últimos quatro anos está no subcontinente indiano, depois no Vietnã e depois na Europa”, disse Edwards.
O comércio com a China permaneceu estável nos últimos quatro anos no porto da Virgínia.
“É o nosso segundo maior bloco comercial após a União Europeia. Portanto, ainda é um grande bloco”, disse ele. “Mas se isso migrar com o tempo, seja qual for o novo ambiente de negócios, há uma oportunidade. Ainda não vimos os acordos de negócios, mas acreditamos que será menos China e Sudeste Asiático e Europa. Acho que estamos em uma posição muito boa”, disse Edwards.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos rápidos: Samsung TV Plus, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings
Este conteúdo foi fornecido por CNBC International e a responsabilidade exclusiva pela tradução portuguesa é do Times Brasil.