O Secretário de Assuntos Internacionais do Ministério das Finanças, embaixador Tatiana Rosito, disse na quarta -feira (17) que o Brasil e a China estão trabalhando para expandir o uso de moedas locais não apenas no comércio, mas também na composição de reservas e portfólios financeiros. Segundo ela, o objetivo é reduzir os custos transnacionais e os riscos de câmbio.
Rosito recebeu, desde terça -feira (16), uma delegação chinesa que reúne, entre os enviados por Pequim, o vice -ministro das Finanças da Ásia, Liao Min. Nesta quarta-feira (17), de manhã, ela participou de uma reunião do subcomitê econômico-financeiro Brasil-China, que faz parte da agenda de Cosban, a comissão que trabalha no aprofundamento da cooperação entre os países.
A reunião, que ocorre na sede da Apex, não pode ser acompanhada pela imprensa, exceto pela abertura, na qual Rosito destacou os “resultados tangíveis” do trabalho do subcomitê. Entre eles, o embaixador observou que US $ 2,8 bilhões já foram aprovados este ano para projetos associados à agenda ambiental pelo Fundo de Cooperação Brasil-China, relançados em 2024.
Leia também:
Brasil e China avançam em integração financeira e sustentável
A China desafia as montadoras europeias em seu próprio território; Brasil tenta equilibrar proteção e investimento
Além disso, ele acrescentou, a integração dos mercados financeiros teve um avanço em maio com a lista no Brasil de fundos chineses com as cotas negociadas com bolsas de estudos, os ETFs chamados. Essa parceria, disse Rosito, se intensificará com a futura listagem de ETFs brasileiros na China.
Ela também disse que os bancos de desenvolvimento de ambos os países estão identificando projetos e mecanismos financeiros para expandir o financiamento a longo prazo. Paralelamente, o embaixador afirmou que o uso de moedas locais nas transações entre países faz parte da agenda conjunta.
“Trabalhamos para expandir o uso de moedas locais, não apenas no comércio, mas também na composição de reservas e portfólios financeiras, reduzindo os custos transnacionais e mitigando riscos de câmbio”, disse ele.
A delegação chinesa também possui representantes do Ministério das Relações Exteriores, a Administração Nacional de Regulamentação Financeira, a Comissão de Regulamentação de Valores Mobiliários da China, bem como o Banco de Desenvolvimento da China (CDB) e o Banco de Importação da China (CEXIM).
No lado brasileiro, Rosito lidera uma delegação composta por membros dos ministérios de Relações Exteriores, Agricultura e Pecuária e a Casa Civil, bem como participantes enviados por instituições como o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), a Superintendência do Seguro Privado (Sosp), a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e o Banco Nacional para o Banco e o Banco Social (Banco Nacional para Banco e Banco Social), Banco Nacional.
–
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings