As bolsas da Europa fecharam principalmente na sexta -feira, 20, com avanços no continente e cair em Londres, após um apetite por risco desencadeado pelas perspectivas de uma escalada mais baixa no conflito entre Israel e Irã. Por sua vez, os analistas colocam os sinais, lembrando que as disputas seguem latentes e com potencial para novas consequências.
O índice Pan-European Stoxx 600 fechou 0,13%com 536,53 pontos.
Na quinta -feira, a Casa Branca disse que o presidente dos EUA, Donald Trump, decidirá sobre a eventual entrada de Washington na guerra israelense contra o Irã nas “próximas duas semanas”.
O adiamento de um ataque, que antes parecia iminente, ocorreu em meio a relatos de que o enviado especial dos EUA para o Oriente Médio, Steve Witkoff e o chanceler do Irã Abbas Aranighi conversaram por telefone várias vezes desde a ofensiva israelense.
Em Frankfurt, Dax subiu 1,27%, para 23.350,55 pontos. Em Milão, o FTSE MIB avançou 0,74%para 39.231,35 pontos. Em Madri, o IBEX35 subiu 0,77%, para 13.850,30 pontos. Em Lisboa, o PSI 20 ganhou 0,71%, com 7.444,96 pontos.
Por sua vez, Ipek Ozkardeskaya, analista sênior do SwiisQuote Bank, vê apenas uma “calma antes da tempestade”. O Irã continua a ameaçar um bloqueio definitivo do Estreito de Ormuz, uma importante artéria da circulação dos fluxos globais de petróleo. Ao mesmo tempo, Israel indicou que pode tentar derrubar o governo iraniano, o que pode prolongar o conflito. “Então, o que está acontecendo parece ser nuvens escuras se formando no céu”, diz ele.
Nos indicadores, a pesquisa mostrou que as vendas no varejo do Reino Unido sofreram uma queda mensal nítida de 2,7% em maio, um dia depois que o Banco da Inglaterra (BOE) deixou seu interesse básico em 4,25%. A taxa de confiança do consumidor na zona do euro caiu de -15,2 em maio para -15,3 em junho, de acordo com dados preliminares divulgados na sexta -feira.
As ações de Berkeley, a maior empresa de construção imobiliária residencial de Londres, caíram na capital britânica, onde o FTSE 100 caiu 0,20%, para 8.774,65 pontos, alertando os investidores a se prepararem para um período de retornos mais curtos no “médio prazo”. A empresa também revelou que seu ex -CEO, Rob Perrins assumirá a presidência executiva em setembro. Ele será substituído como CEO por Richard Sardar, que é diretor financeiro de Berkeley desde 2015.
A ação do operador francês de satélite Eutelsat, concorrente do Starlink de Elon Musk, demitido em Paris, onde o CAC 40 aumentou 0,48%, para 7.589,66 pontos, depois que a empresa revela na quinta-feira que está considerando um aumento de capital de 1,35 bilhão de euros para financiar sua estratégia de longo prazo. A transação seria assinada pela APE, a agência do governo francês responsável por gerenciar a participação do Estado em várias empresas.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings