O Banco Central do Japão disse na terça -feira que desaceleraria os cortes de compras do governo a partir de abril a partir do próximo ano, além de manter a taxa de referência a 0,5% em meio a crescentes riscos de crescimento.
O Banco do Japão, cuja decisão sobre a taxa estava alinhada com as expectativas dos economistas consultados pela Reuters, reiterado que continuariam a reduzir suas compras mensais de títulos do governo japonês em cerca de 400 bilhões de ienes (US $ 2,76 bilhões) por trimestre, para cerca de 3 trilhões de ienes até março de 2026, de acordo com Descrito em seu plano ano passado.
O governo reduzirá os cortes para 200 bilhões de ienes em trimestre, de abril de 2026 a março de 2027, para atingir um valor mensal de compra de cerca de 2 trilhões de ienes.
O Banco Central realizará outra avaliação provisória em sua reunião de política monetária de junho de 2026.
Boj explicou que a medida teve como objetivo melhorar “o funcionamento dos mercados da JGB de uma maneira que apoiasse a estabilidade nos mercados”.
Espera -se que sua taxa de compra seja de cerca de 4,1 trilhões de JGBs por mês durante O trimestre terminou em junho de 2025.
Após a decisão, o Nikkei 225Ganhou 0,55%, enquanto o iene foi avaliado em 0,13%, sendo negociado para 144,55 em comparação com o dólar. O rendimento JGB de 10 anos subiu 3 pontos base para 1,491%.
A HSBC Global Research disse na semana passada que os 2 trilhões de ienes eram um nível “natural”, apontando que seria em torno da quantidade de JGBs que a BOJ havia comprado mensalmente antes da introdução de sua política monetária ultra flexível em abril de 2013.
Krishna Bhimavarapu, economista da State Street Global Advisors da região da APAC, disse que “o fato de o Banco do Japão não ter reduzido suas compras dos títulos do Tesouro dos EUA até que o primeiro trimestre do próximo ano represente uma pequena vitória para o banco.
A receita JGB de 30 anos foi acionada com o máximo de várias décadas no final de maio, atingindo um aumento de 1,2% em 21 de maio, antes de cair nos níveis atuais de cerca de 2,93%.
Embora o banco indique que reduziria os cortes nas compras de valores mobiliários, Governador boj kazuo ueda, Ele teria dito ao parlamento japonês na semana passada que o banco central continuará aumentando as taxas “assim que tivermos mais convicção de que a inflação subjacente se aproximará de 2% ou estará nesse nível”.
A economia do Japão enfrenta crescimento no crescimento, enquanto a inflação está acima do objetivo do BOJ há cerca de três anos.
O boj Ele disse que o crescimento econômico do Japão provavelmente “moderado”, afirmando que fatores como o comércio levariam a uma desaceleração nas economias estrangeiras e a um declínio nos lucros corporativos nacionais.
Espera -se que condições financeiras comprometidas forneçam apoio, disse o banco central.
A inflação no país permaneceu alta, em parte devido à escassez de arroz, com os preços disparando e o governo japonês liberando preços dos inventários de emergência.
O taxa de inflação geral do país Em abril, foi de 3,6%, marcando mais de três anos quando a inflação estava acima do objetivo de 2% do BOJ.
O PIB do Japão também encolheu 0,2% no trimestre terminou em março, Comparado ao período anterior, quando as exportações caíram, marcando a primeira vez em um ano que a economia se contraiu em uma base trimestral.
–
Onde assistir ao maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings
Este conteúdo foi fornecido por CNBC International e a responsabilidade exclusiva pela tradução portuguesa é do Times Brasil.