A inflação mensal na Argentina atingiu sua taxa mais baixa em cinco anos, com 1,5% em maio – boas notícias para o projeto do presidente Javier Milei para conter os preços.
Leia mais:
Cristina Kirchner: Argentina Justiça rejeita a prisão imediata e as acusações de retorno de US $ 399 milhões
A Argentina BC lança um contrato de recompra de US $ 2 bilhões para aumentar a reserva internacional
A inflação anual foi de 43,5% em maio, informou a agência de estatísticas da INDEC na quinta-feira (12)-uma queda em comparação com os 211% registrados no final de 2023, mas ainda uma das taxas mais altas do mundo.
A taxa mensal caiu 2,8% em abril.
Plano econômico de Milei e suas implicações
Milei, que havia enfatizado o “anarquocapitalista”, assumiu o poder em dezembro de 2023, empunhando uma serra elétrica como um símbolo de seu plano para restaurar a disciplina tributária e controlar a inflação.
No ano passado, a Argentina registrou seu primeiro superávit orçamentário em uma década graças aos cortes de austeridade, mas o efeito colateral foi a perda de poder de compra, empregos e consumo.
O governo de Milei comemorou o número de maio, que atribuiu a um “plano de estabilização ortodoxo bem -sucedido” que incluiu a recente flexibilidade dos controles de câmbio.
Análise dos setores impactados
A INDEC informou que os aumentos mensais de preços em maio foram impulsionados principalmente pelos custos telefônicos e da Internet (um aumento de 4,0%), restaurantes e hotéis (3,0%) e despesas de saúde (2,7%).
O menor aumento foi no transporte (0,4%), seguido por alimentos e bebidas não alcoólicos (0,5%).
Desafios persistentes e percepção pública
Os números positivos pouco farão para acalmar a raiva dos argentinos pela perda de poder de compra, com os salários permanecendo estagnados por muitos meses de alta inflação.
“Os preços não estão caindo; eles estão subindo”, disse Cristian Rodriguez, funcionário de 45 anos de logística, à AFP.
“Tudo o que é comestível está subindo”, acrescentou.
Empréstimo do FMI e perspectivas futuras
Em abril, a Argentina recebeu US $ 12 bilhões como o primeiro desembolso de um empréstimo de US $ 20 bilhões no Fundo Monetário Internacional (FMI), marcando um forte voto de confiança no programa econômico de Milei.
Quando o contrato de empréstimo foi anunciado, o FMI afirmou que foi construído sobre “o impressionante progresso inicial das autoridades da estabilização da economia, apoiado por uma forte âncora fiscal, que está fornecendo uma rápida desinflação e uma recuperação de atividades e indicadores sociais”.
O sucesso na contenção dos preços é o resultado de um programa de austeridade que envolveu a demissão de dezenas de milhares de trabalhadores do setor público, a redução pela metade do número de ministérios do governo e o veto a aumentos nas pensões alinhadas à inflação.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings