Tim Cook, CEO da Apple e o presidente dos EUA, Donald Trump, anunciaram na quarta -feira que a empresa investirá outros US $ 100 bilhões (cerca de US $ 548,25 bilhões pelo preço atual) em empresas e fornecedores dos EUA nos próximos quatro anos.
A empresa disse que seu investimento incentivaria empresas estrangeiras a comprar mais peças fabricadas nos EUA. O compromisso aumenta o anúncio de US $ 500 bilhões (US $ 2,74 bilhões) feitos pela Apple em fevereiro.
“Este é o maior investimento que a Apple já fez nos Estados Unidos e em qualquer outro lugar”, disse Trump. “Como você sabe, a Apple já investiu um pouco em outros países, não vou dizer qual, mas alguns, e agora eles estão voltando para casa”.
Leia mais:
O mercado reage com cautela ao discurso de Lula sobre Trump e Tarifas dos EUA, diz analista
A Apple compartilha 5% antes do anúncio de investimento de Trump e Cook na Casa Branca
Trump disse que espera que novas fábricas dos EUA fossem construídas em breve com base em suas políticas.
“Existem muitas fábricas e muitas plantas em construção ou que começarão a ser construídas em breve”, disse Trump. “Então, não posso dizer exatamente quando, mas quero estar aqui em um ano.”
Detalhes do programa de fabricação americano e parcerias estratégicas
A Apple disse que criou o programa de fabricação americano tão chamado, que inclui empresas como Corning, Coerente, GlobalWafers, Applied Materials, Texas Instruments, Samsung, GlobalFoundries, Amkor e Broadcom.
Como parte fundamental do programa, a Apple disse que investirá US $ 2,5 bilhões (R $ 13,7 bilhões) para expandir a parceria com a Corning, responsável pelos iPhones Glass Made in Kentucky. A empresa garantiu que todo o vidro usado nos iPhones e os relógios da Apple seja produzido nos EUA.
Cook apresentou a Trump uma memória feita do vidro Corning.
A Apple também anunciou um contrato de fornecimento de longo prazo com coerente para produzir lasers usados no sistema de reconhecimento facial do iPhones.
Fortalecimento da cadeia de fornecedores e produção nacional de chips
A empresa explicou que sua cadeia de fornecedores dos EUA deveria produzir mais de 19 bilhões de chips para seus produtos este ano. Isso inclui os semicondutores de TSMC no Arizona, bem como as bolachas de produção americana da GlobalWafers, bem como os chips do Texas Instruments. Segundo a Apple, haverá uma parceria com a Texas Instruments para instalar novos equipamentos em fábricas nos estados de Utah e Texas.
A GlobalFoundries, um fabricante mais antigo de chips americanos, especialmente para o governo dos EUA, revelou que produzirá tecnologia de carregamento sem fio no estado de Nova York.
A Apple havia dito anteriormente que investiria US $ 500 milhões (R $ 2,74 bilhões) em uma fábrica de terras raras e construiria uma fábrica de servidores de IA no Texas.
“Eu amo você estar fazendo isso”, disse Trump depois de ler uma lista de anúncios da Apple.
Não é o primeiro compromisso da Apple nos EUA
A Apple já fez anúncios semelhantes antes. Em 2018, sob pressão durante o primeiro governo de Trump, a empresa prometeu investir US $ 350 bilhões nos EUA em cinco anos, o que daria cerca de US $ 70 bilhões (US $ 383,7 bilhões) por ano. Em 2021, ele anunciou planos de investir US $ 430 bilhões (R $ 2,75 trilhões) no país em cinco anos, uma média de US $ 86 bilhões (R $ 471,5 bilhões) por ano. Agora, com o anúncio na quarta -feira (6), a Apple atinge US $ 600 bilhões (US $ 3,29 trilhões) em quatro anos, ou US $ 125 bilhões (US $ 685,3 bilhões) por ano.
A empresa também enfrenta taxas crescentes, o que pode afetar seus lucros. Atualmente, a Apple paga taxas impostas às importações chinesas desde o início deste ano e deve enfrentar impostos de importação ainda mais altos sobre os semicondutores quando o governo de Trump concluir a investigação da seção So So -232.
Em maio, a Apple afirmou que a maioria dos telefones celulares vendidos nos EUA está sendo criada na Índia para evitar taxas sobre produtos chineses. Embora as taxas nos produtos da Índia tenham aumentado para 25%, fontes da Casa Branca disseram à CNBC que a Apple deveria ser “pouco afetada” por esse aumento. Segundo a Apple, as taxas podem custar até US $ 1,1 bilhão para a empresa neste trimestre.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings
Este conteúdo foi fornecido por CNBC International e a responsabilidade exclusiva pela tradução portuguesa é do Times Brasil.