Depois de ajudar a moldar os primeiros anos de comércio chineses, seguidos por anos de erros de gerenciamento, o Alibaba está apostando muito em inteligência artificial para entrar em uma nova era.
Neste mês, o Alibaba liderou uma rodada de investimentos de aproximadamente US $ 100 milhões em startup humanóide x robote Square investiu US $ 60 milhões na startup por trás do aplicativo de geração de vídeo Pixverse AI. A gigante da tecnologia também anunciou uma parceria estratégica de IA com a Honor Smartphone Company.
Desde novembro de 2022, assim que o OpenAI lançar o ChatGPT para os consumidores, a Alibaba fechou acordos no valor de mais de US $ 3,3 bilhões, desde o Moonshot e o Minimax Model Startups até a startup de robótica do Limx Dynamics, de acordo com a análise CNBC do PitchBook Data CNBC.
A empresa baseada em Hangzhou também está investindo fortemente internamente. Em fevereiro, ele anunciou planos de gastar 380 bilhões de yuans (US $ 53,42 bilhões) em IA e infraestrutura em nuvem nos próximos três anos. Mais de 100 bilhões de yuans foram investidos em infraestrutura e pesquisa de IA no ano passado, disse Wei Sun, analista principal da Counterpoint Research.
“Alibaba está se posicionando como o investidor da IA mais agressiva da China”, disse Sun. “Esse nível de gasto é sem precedentes entre as empresas privadas chinesas e rivaliza com as trajetórias de investimento de capital da tecnologia dos EUA”.
O Alibaba pode ingressar em algumas empresas americanas e atingir uma capitalização de mercado de US $ 1 trilhão em cinco anos, nos atuais US $ 400 bilhões, disse Matthew Peterson, sócio -gerente da Peterson Capital Management.
Os investidores comemoraram. As ações da empresa negociadas nos EUA aumentaram mais de 90% no ano. Os últimos ganhos ocorreram após um grande cliente de telecomunicações chinesas para seus chips de IA em sua unidade de computação em nuvem.
““[O investimento da Alibaba em IA é] Um enorme compromisso que já está gerando retornos tangíveis ”, acrescentou Sun, referindo -se a demonstrações financeiras recentes e ganhos de ação.
No último trimestre, os serviços de computação em nuvem da Alibaba registraram um aumento de 26% para 33,4 bilhões de yuans, impulsionado pelo aumento da demanda por modelos de IA. É uma recuperação depois que o Alibaba descartou os planos de listar a unidade em nuvem em novembro de 2023, citando incertezas sobre os controles de exportação dos EUA da IA para a China, enquanto implementam várias mudanças de gerenciamento relacionadas à nuvem.
“É uma mudança radical”, disse Duncan Clark, um dos primeiros consultores do Alibaba e agora presidente da consultoria de investimentos da BDA, sediada em Pequim, acrescentando: “Sinto que a empresa aprimorou sua execução e seu foco foi muito mais claro”.
“A principal vantagem competitiva deles é que eles têm enormes volumes de dados e também a parte da nuvem”, disse ele. “A combinação desses fatores os coloca em uma posição muito forte … para reinventar seus negócios usando a IA”.
A Alibaba também lançou seus próprios modelos e ferramentas de IA para geração e vídeos de texto, classificados entre os 10 melhores na plataforma de código aberto abraçando o rosto. O Alibaba também planeja competir com a meta com seus óculos com a tecnologia de IA.
“Chips, vá, nuvem, tudo isso ainda não custa”, disse Peterson, da Peterson Capital. Um de seus fundos – com quase US $ 40 milhões em ativos de administração – começou a investir em ações da Alibaba negociadas nos EUA há três anos, que agora representam quase 20% de sua carteira.
As despesas são “absolutamente racionais … é um setor muito caro onde trabalham, mas precisam estar entre os principais participantes”, disse Peterson.
Mudança para a tecnologia
A mudança marca uma remoção das raízes da empresa em compras on -line, onde perdeu terreno para rivais como Pindigo e Douyin, especialmente transmissões ao vivo do comércio eletrônico.
Este ano, ele se juntou ao Rivals JD.com e à Meituan em uma batalha por subsídios para entrega sob demanda. No início deste mês, a Alibaba também anunciou que seu aplicativo de navegação “AMAP” começaria a classificar empresas locais, competindo com os restaurantes, lojas e pontos turísticos da Meituan.
Mas o comércio eletrônico é apenas a cereja no topo do bolo, o Alibaba foi dedicado muito mais à IA, dados, fintech e nuvem.
“A história do comércio eletrônico está apenas dando a eles fluxo de caixa para que eles possam buscar todas essas oportunidades no espaço de alta tecnologia”, disse Peterson.
Counterpoint Sun também observou em um email que uma estratégia de integração de IA, robô e chips “posiciona o Alibaba como um Google Hybrid exclusivo [IA e chips] + Amazon [serviços e comércio eletrônico]”.
A empresa é “sem dúvida a concorrente mais forte do setor privado da China na corrida armamentista global da IA”, disse ela.
Também há considerações políticas que tocam um ponto sensível para o Alibaba, pois se tornou o símbolo da repressão da China às empresas de tecnologia da Internet, recebendo uma multa recorde de US $ 2,8 bilhões para suposto comportamento monopolista em 2021.
Dada a recente análise governamental da concorrência excessiva, os principais subsídios para serviços de entrega são mais preocupantes do que os gastos pesados em investimentos em tecnologia, observou Clark da BDA.
Em contraste com as raízes da empresa como empresa de vendas, agora “o Alibaba é muito mais uma empresa de tecnologia essencial do que antes”, disse Clark. “Isso também se reflete na gestão, competência gerencial nessa área, não em vendas”.
“É exatamente isso que precisamos fazer com o governo, em sua postura atual em comparação com os EUA”, disse Clark. “Há um sentimento de que ele se tornou um ator nacional”.
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Este conteúdo foi fornecido por CNBC International e a responsabilidade exclusiva pela tradução portuguesa é do Times Brasil.