Na sexta -feira (25), a Volkswagen, da Alemanha, reduziu sua projeção para o ano inteiro e relatou uma queda acentuada no lucro do segundo trimestre, enquanto a gigante do carro lida com o impacto perturbador das tarifas dos EUA e dos custos de reestruturação.
A maior montadora da Europa registrou um lucro operacional de 3,83 bilhões de euros (US $ 4,49 bilhões) nos três meses fechados em junho, uma queda de 29% em relação a 5,4 bilhões de euros em relação ao ano anterior. Os analistas esperavam que o lucro do segundo trimestre atingisse 3,94 bilhões de euros, de acordo com um consenso compilado pelo FactSet.
A Volkswagen registrou uma receita de vendas de 80,8 bilhões de euros no segundo trimestre, também abaixo das expectativas de 82,2 bilhões de analistas de euros.
A montadora disse que apenas o impacto das tarifas americanas custa à empresa 1,3 bilhão de euros nos primeiros seis meses do ano. As disposições para reestruturação, por sua vez, totalizaram 700 milhões de euros no mesmo período.
Olhando para o futuro, a Volkswagen disse que seu retorno operacional sobre as vendas até 2025 deve estar entre 4% e 5%, abaixo da previsão anterior de 5,5% a 6,5%. As vendas anuais devem permanecer alinhadas com o nível alcançado no ano passado, em comparação com um aumento de até 5% anteriormente.
Os resultados acontecem no momento em que as montadoras européias lutam para lidar com uma série de desafios do setor, incluindo uma forte concorrência de marcas de carros chineses e 25% de tarifas de importação do presidente dos EUA, Donald Trump.
O setor automotivo é amplamente considerado extremamente vulnerável às tarifas dos EUA, especialmente devido à alta globalização de cadeias de suprimentos e à forte dependência das operações de fabricação na América do Norte.
“Se você olhar para a primeira metade do ano, basicamente verá um cenário misto”, disse Arno Antlitz, diretor financeiro da Volkswagen, ao programa. “Squawk Box Europe“Do CNBC na sexta -feira.
“Em primeiro lugar, você vê um tremendo sucesso de nossos produtos, tanto no segmento de motores de combustão quanto no veículo elétrico. Na Europa, um em cada quatro veículos vem do grupo Volkswagen, mas, como você disse, nossos números são significativamente menores”, acrescentou.
O CFO da Volkswagen disse que o aumento da produção de veículos elétricos (VEs) pela empresa pesava nas margens, observando que as margens dos VEs são menores em comparação com os veículos do International Combustion Engine (ICE).
Além disso, Antlitz disse que eventos específicos, como o impacto das tarifas dos EUA e as medidas de reestruturação, tiveram um custo combinado de cerca de 2 bilhões de euros.
Principais destaques dos ganhos :
- A Volkswagen registrou 80,8 milhões de vendas de veículos de três meses a junho, uma queda de 3% no mesmo período do ano passado.
- A entrada de pedidos de veículos na Europa Ocidental aumentou 19% na primeira metade do ano.
- A empresa disse que espera uma taxa de investimento anual entre 12% e 13% em sua divisão automotiva.
Trump recentemente ameaçou aumentar as taxas nas importações de carros da UE para 30% a partir de 1º de agosto, aumentando a pressão sobre o bloco comercial de 27 países. A Comissão Europeia, o braço executivo da UE, vem Considerando sua resposta desde então.
A Volkswagen disse que se supõe que 27,5% de tarifas de importação dos EUA continuarão a ser aplicadas na segunda metade do ano, observando que há “alta incerteza” da política comercial.
As ações da Volkswagen subiram 2,7% na manhã de sexta -feira, revertendo perdas anteriores.
Mercado doméstico contra mercado de exportação
Rico Luman, economista sênior do transporte e logística bancários holandeses, disse que era encorajador ver que a Volkswagen conseguiu aumentar suas vendas de carros elétricos “bastante significativos”, especialmente em seu mercado doméstico, Europa.
“Sim, eles tiveram dificuldade em permanecer no mercado de exportação, mas pelo menos o mercado doméstico está indo atualmente. Eles estão aumentando as vendas de veículos elétricos. Agora, a marca está atingindo 11% do total de vendas globalmente – e na Europa é muito maior”, disse Luman ao programa “Edição da Europa“Do CNBC na sexta -feira.
“Eles podem ter se beneficiado de Cair nas vendas da Tesla, Mas ela ainda está indo muito bem no momento da Europa ”, acrescentou.
A Volkswagen registrou um crescimento de 19% nas vendas de veículos no primeiro semestre da América do Sul, 2% na Europa Ocidental e 5% na Europa Central e Oriental. A empresa disse que isso mais do que compensou as quedas esperadas de 3% na China e – principalmente devido a tarifas – a queda de 16% na América do Norte.
A empresa disse que sua entrada de pedidos de veículos totalmente elétricos na primeira metade de 2025 aumentou 62%.
– Jenni Reid, da CNBC, contribuiu para este relatório.
–
Onde assistir ao maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings
Este conteúdo foi fornecido por CNBC International e a responsabilidade exclusiva pela tradução portuguesa é do Times Brasil.