O Secretariado Nacional do Consumidor (Senacon), ligado ao Ministério da Justiça, notificado preventivamente na quinta -feira (20), a Promo Viagens, que opera na intermediação de agências turísticas e serviços turísticos, para fornecer esclarecimentos sobre o cancelamento de voos fretados pela empresa.
A Companhia terá um período de cinco dias, contado com o recebimento da notificação, para apresentar informações detalhadas sobre os voos cancelados, os destinos afetados, o número de consumidores impactados e como o reembolso será realizado nos passageiros impactados. Em um comunicado, a Promo Viagens diz que construiu “sólida reputação” ao longo dos anos e está priorizando a resolução dos casos mais urgentes.
Se a Companhia não cumprir o período estabelecido para resposta, poderá sofrer sanções previstas no Código de Proteção ao Consumidor (CDC).
Senacon também solicitou esclarecimentos sobre as negociações da Companhia com o GOL Linhas Aéreas, um de seus principais parceiros de negócios. Em um comunicado, a GOL anunciou que, desde o domingo passado, 16, não fez nenhum voo fretado da promoção da Viagens.
“Devido ao término do contrato com a promoção da Viagens, tendo em vista as discordâncias comerciais, o GOL informa que os vôos reservados pela agência para domingo (16/3), Porto Seguro (BPS) -Confins (CNF) e Maceió (MCZ) -cins (BPS), foram os últimos.
Na plataforma Reclatin Here, há 15 dias, a empresa não respondeu às solicitações publicadas pelos usuários. As principais razões para as queixas foram “viagens canceladas”, “reembolso não pago” e “falta de pagamento” a fornecedores, como reservas de hotéis, passagens aéreas e comissões de agências.
De outra forma
Na quarta -feira passada, 19, a promoção da Viagens divulgou uma declaração em que afirma que está comprometida em oferecer respostas rápidas e que sua prioridade está atualmente “catalogando e individualizando cada caso para garantir o serviço direcionado e priorizar as situações mais urgentes”.
Também de acordo com a empresa, o CEO Renato Kido, está pessoalmente conduzindo esta operação, que tem o apoio jurídico do Office Ablaw Advocacacia.
A equipe implementou um canal terceirizado para centralizar a comunicação entre agências, clientes e parceiros que, até quarta -feira passada, já recebeu 1.172 solicitações, recebeu 18.065 mensagens e emitiu 12.913 respostas. O número de telefone do Ombudsman é (11) 5194-3155 (WhatsApp).
Veja a nota promocional de Viagens
Ao longo de sua trajetória no setor de turismo, a promoção da Viagens construiu uma sólida reputação, com base na excelência, comprometimento e segurança na prestação de serviços. A credibilidade da empresa foi consolidada por transparência, eficiência operacional e respeito incondicional por cada cliente e parceiro que confia em seu desempenho.
Dado o cenário desafiador atual, a Viagens promove seu compromisso inabalável de garantir que cada demanda seja tratada com a seriedade e a urgência que a situação exige. Para mitigar as consequências da instabilidade operacional e financeira, a Companhia continua a lidar com investidores e credores para permitir o retorno de suas atividades.
A prioridade da equipe neste momento é catalogar e individualizar cada caso, garantindo cuidados direcionados e priorizando as situações mais urgentes em ordem cronológica. O CEO da empresa, Renato Kido, está conduzindo pessoalmente esta operação, garantindo que todas as medidas necessárias sejam implementadas com a máxima eficiência.
Para centralizar solicitações e garantir um serviço mais ágil e eficiente, o Escritório de Advocacia da Ablaw implementou um canal terceirizado para canalizar a comunicação entre agências, clientes e parceiros, dada a demanda significativa recebida. Enfatizamos que o ombudsman pertence ao escritório responsável pelos aconselhamentos jurídicos da empresa e não tem autorização para praticar atos administrativos ou acesso aos sistemas internos da promoção de viagens.
O canal tem a função de divulgar diretrizes e informações fornecidas pela Companhia, bem como encaminhar solicitações técnicas à equipe interna do VP. Todas as informações compartilhadas são de responsabilidade exclusiva da empresa.
A equipe ainda está comprometida em oferecer respostas o mais rápido possível. Até o momento, o Ombudsman recebeu 1.172 solicitações, recebeu 18065 mensagens e emitiu 12.913 respostas.
No devido tempo, para a prática de atos administrativos, como solicitações de reembolso e cancelamento, devem ser enviados ao email: reemburse@viagenspromo.com, com o título do ID da reserva, para que a equipe interna do VP adote as medidas apropriadas. Todas as solicitações estão sendo processadas e encaminhadas para os setores responsáveis.
O CEO da Promo, Renato Kido, lamenta profundamente os impactos causados, especialmente a agências menores e ao consumidor final. Nesse contexto, a participação da cadeia de hotéis e companhias aéreas é essencial. No entanto, uma postura irredutível foi observada e de pouco diálogo por parte de alguns estabelecimentos, o que agrava as dificuldades enfrentadas por viajantes e outros agentes do setor.
A promoção do Viagens permanece aberta ao diálogo para todos que desejam adicionar força e reiterar a importância de uma abordagem colaborativa, para que o turismo enfrente esse cenário desafiador com responsabilidade e comprometimento.
Apoio legal
A Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV) informou que oferecerá consultoria jurídica gratuita aos membros afetados pela promoção da Viagens. Os associados que precisam de apoio legal devem entrar em contato conosco por e-mail: support.vp@abav.com.br, com os dados da agência (Empresa, CNPJ e Estado).
A associação também confirmou que está trabalhando para mapear o número de consumidores impactados e dimensões das perdas, com o objetivo de expandir a capacidade de negociação com os órgãos competentes. De acordo com informações não oficiais, quase 6.000 passageiros foram impactados pela situação.
Nos últimos dias, Abav de São Paulo removeu a promoção de Viagens de seus associados e reforçou a acusação por um posicionamento claro da empresa sobre as dificuldades financeiras e operacionais que enfrenta.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Plutão TV, Soul TV, Zapping | Novos streamings