No primeiro dia do presidente Donald Trump, ele assinou uma ordem executiva para eliminar o “mandato de veículos elétricos” e remover subsídios que favorecem veículos elétricos (EV). Desde então, sua administração tomou medidas para cumprir exatamente isso, enquanto as montadoras tentam calcular o impacto em seus resultados financeiros.
No final do mês passado, a Agência de Proteção Ambiental (EPA) propôs revogar uma decisão histórica de 2009 que estabeleceu que os gases de efeito estufa representam uma ameaça à saúde pública. A implicação é que as montadoras não seriam mais necessárias para medir, controlar ou relatar suas emissões de gases de efeito estufa.
Essa ação ocorre após a recente aprovação da lei de impostos e despesas de Trump, que prevê o fim, a partir de 30 de setembro, o crédito tributário de US $ 7.500 para novos e US $ 4.000 para VEs usados, dos quais as montadoras se beneficiaram.
A nova legislação também encerrará uma cláusula da qual fabricantes de EV como Tesla e Rivian dependiam como uma importante fonte de receita. Geralmente, as montadoras tradicionais que vendem veículos de combustão compram créditos regulatórios dos fabricantes de veículos elétricos para compensar as emissões geradas por seus escapamentos.
Com a nova lei, no entanto, as montadoras não terão mais motivos para comprar esses créditos regulatórios – representando uma vitória para veículos de combustão e uma perda para os fabricantes de EV. Como resultado dessa mudança no cenário de EV, as montadoras americanas estão reavaliando suas linhas de produtos e calculando os impactos financeiros.
Aqui está um resumo do que as montadoras dos EUA disseram em suas mais recentes teleconferências de resultados sobre a flexibilidade das regras.
Tesla: “Transição estranha”
Na teleconferência da conferência de 23 de julho, o CEO Elon Musk disse que Tesla está em um “período de transição estranho” enquanto lida com a perda de incentivos para veículos elétricos nos EUA. “Isso significa que podemos ter alguns trimestres difíceis? Sim, provavelmente podemos ter alguns trimestres difíceis”, disse ele aos analistas.
O diretor financeiro, Vaibhav Taneja, disse que a Tesla está focada em produzir e fornecer o maior número possível de veículos nos EUA antes que os créditos tributários se expandam neste outono.
Como resultado desse foco renovado, o aumento do modelo mais acessível de Tesla acontecerá mais lento do que o esperado no próximo trimestre, de acordo com Taneja.
Taneja acrescentou que, embora a Tesla nunca tenha planejado seus negócios com base na venda de créditos regulatórios para outras montadoras, ela verá uma queda na receita como conseqüência dessas mudanças.
General Motors: “Obstáculos ao lucro”
O diretor financeiro, Paul Jacobson, disse na teleconferência de resultados de 22 de julho que a General Motors prevê obstáculos à lucratividade dos veículos elétricos devido à retirada de incentivos pelo governo.
Ele disse que espera uma corrida para a compra de veículos elétricos antes da exibição de créditos tributários, seguida de uma demanda mais lenta depois disso. No entanto, ele disse que espera um impacto mínimo dessa mudança legislativa nos resultados da montadora em 2025.
Embora a montadora destaque seu portfólio, os veículos elétricos representam uma parcela relativamente pequena do total de vendas da GM – totalizando 46.300 no segundo trimestre, em comparação com um total de 974.000 veículos vendidos.
Jacobson disse no mês passado que a GM tem uma “vantagem inerente” sobre a Tesla por ter maior flexibilidade para se adaptar às mudanças na demanda por veículos elétricos, graças à diversidade de sua linha de combustão e modelos elétricos.
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Ford: mudança ‘significativa’ nos investimentos
O CEO da Ford, Jim Farley, disse no chamado com analistas de 30 de julho que a empresa teve que alterar seus investimentos e alocação de capital para veículos elétricos devido ao afrouxamento dos regulamentos, que incluíram adiamentos de adiamento e cancelamento de alguns produtos.
Ele disse que a Ford está focada em oferecer uma gama completa de modelos híbridos em toda a sua linha, devido à realidade atual do mercado de veículos elétricos.
“Acreditamos que essa é uma estratégia muito melhor do que um crossover totalmente elétrico de US $ 60.000 a US $ 70.000. Achamos que é isso que os clientes realmente desejam a longo prazo”, disse ele sobre a estratégia híbrida da Ford.
O diretor financeiro, Sherry House, acrescentou que, com o fim dos créditos tributários, a Ford poderia reduzir parte de sua produção de veículos elétricos nos EUA e transferi -lo para outras regiões, como aumentar o foco na Europa ou mudar para modelos de mecanismo de combustão.
Rivian: não espera créditos tributários
Rivian não espera obter receita de créditos fiscais regulatórios do restante 2025, a diretora financeira, Claire McDonough, analistas durante a teleconferência na terça -feira.
Como resultado, a montadora de veículos elétricos reduziu sua projeção de vendas de crédito regulatórias para US $ 160 milhões no restante de 2025, em comparação com a previsão anterior de US $ 300 milhões.
O CEO Robert Scaringa acrescentou que as mudanças nos créditos regulatórios representam uma redução temporária no fluxo de caixa positivo de Rivian.
No entanto, ele disse que as mudanças também podem significar menos concorrência de longo prazo no setor de veículos elétricos, considerando que haverá menos incentivos para os fabricantes tradicionais fazerem investimentos em eletrificação. “Quando olhamos para tudo isso juntos, há, é claro, alguns prós e contras”, disse Scaringa.
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