Vinte e cinco anos depois de apresentar muitos americanos a veículos híbridos com Prius, a Toyota Motor está visando um crescimento significativo em veículos híbridos plug-in, ou PHEVs.
Esses veículos podem funcionar como um carro elétrico por alguns quilômetros antes de precisar de um motor a gasolina tradicional. Ao contrário dos híbridos tradicionais, como Prius, que usam uma pequena quantidade de tecnologia de bateria, os PHEVs também precisam ser carregados com um plugue, como um veículo elétrico, para usar a autonomia elétrica.
PHEVs não são novidades. A Toyota introduziu Prius como um US PHEV em 2016, mas esses plupers estão vivendo um renascimento, enquanto as montadoras tentam cumprir com os padrões federais de economia de combustível e regulamentos de emissão. Eles também trabalharam como possíveis pontes para veículos totalmente elétricos para os consumidores que podem hesitar em adotar completamente o elétrico.
Leia também:
Proprietário da Fiat, Chrysler, Jeep, Dodge e Peugeot nomeia Antonio Filosa como novo CEO
Xiaomi visa o melhor carro -vendido de Tesla na China com seu longo alcance Yu7
Crescimento e desafios dos PHEVs
“Aumentaremos nosso volume PHEVS durante a linha nos próximos anos”, disse David Christ, chefe da marca Toyota na América do Norte, à CNBC durante uma visita à sede americana da empresa. “Adoramos o trem da força PHEV. Estamos trabalhando para aumentar, perpetuamente, a quantidade de milhas que você pode dirigir apenas com autonomia elétrica”.
Fontes da empresa disseram que a Toyota planeja aumentar os PHEVs de 2,4% de seu volume de vendas nos EUA no ano passado para cerca de 20% até 2030. No entanto, eles disseram que isso pode mudar com base nos regulamentos, aceitação de consumidores de tecnologias eletrificadas e acessibilidade, entre outros fatores.
Essa porcentagem de vendas corresponderia ao número de PHEVs permitidos sob a regra avançada do Card Card II do California Air Resources Council, que exige que as montadoras vendam exclusivamente veículos de emissão exclusivamente até 2035. O presidente Donald Trump deve eliminar esta regra.
A expansão planejada dos PHEVs da Toyota ocorre em meio à incerteza regulatória e à adoção mais lenta do que o esperado de veículos totalmente elétricos, nos quais a empresa também continua investindo bilhões de dólares anualmente. O desempenho dos PHEVs também continua a melhorar.
Melhorias e expectativas de mercado
“Estamos olhando para os plugins em toda a linha, e é outra questão de onde podemos construí -los e qual é a força do produto sobre a competição”, disse Cristo.
A autonomia elétrica do PHEVS aumentou algumas dezenas de milhas em condições ideais para 80 quilômetros em veículos como o RAV4 RAV4 da montadora, que foi apresentada na semana passada.
As estimativas de vendas e previsões para os PHEVs variam, pois suas vendas são limitadas e nem todas as empresas destacam esses modelos, relatando resultados. Vários dados automotivos e empresas de previsão esperam crescimento modesto de PHEVs por 4% e 5% das vendas do setor nos EUA até 2030.
“O crescimento provavelmente é limitado devido à estrutura de custo da face do trem de força dupla. Para aqueles que já investiram, pode fazer sentido continuar no caminho”, disse Chris Hopson, analista líder da S&P Global Mobility. “No entanto, para aqueles que ainda não fizeram investimentos significativos, é um grande custo incremental que deve ser equilibrado”.
A S&P prevê que as vendas da US PHEV cresçam de cerca de 2% no ano passado para 5% até o final da década. A AutoPacific espera que os PHEVs cresçam para cerca de 4,2% até 2030, enquanto a AutoForecast Solutions espera que essas vendas permaneçam relativamente estáveis em torno de 3,3% nos próximos anos.
Performance recente e visão futura
As vendas da Toyota PHEVs, incluindo sua marca de luxo da Lexus, aumentaram cerca de 39% no ano passado, de acordo com dados da empresa. Isso incluiu um aumento de 30% para o Prius e RAV4 da Toyota, além de um salto de 88,6% para os três PHEVs Lexus, incluindo um novo modelo “TX”.
Isso se compara aos mais de 20 modelos híbridos da montadora, que experimentaram um aumento combinado nas vendas de 53% no ano passado, incluindo um aumento de 56% para a marca Toyota em meio a várias novas introduções.
“Estamos olhando para toda a linha e dizendo: ‘Quantos trens de força podemos oferecer em quais produtos?’ Disse Cristo.
Cristo disse que a marca Toyota espera que os híbridos, incluindo os PHEVs, responderão por mais de 50% das vendas dos EUA este ano, aumentando de cerca de 46% em 2024 para quase 30% até 2023.
Estratégia de eletrificação diversificada
Cooper Ericksen, vice -presidente de veículos e veículos elétricos e veículos elétricos da Toyota, ou BEVs na América do Norte, comparou a abordagem de veículo “eletrificada” da montadora para uma base de beisebol com diferentes jogadores.
“Temos gelo. Temos híbrido. Temos híbrido plug-in. Temos EV”, disse ele. “Portanto, nossas chances de sucesso na marcação de corridas são muito melhores do que se estivéssemos realmente comprometidos com qualquer um desses trens de força”.
Ericksen, citando pesquisas e estudos da Toyota, disse que, uma vez que as pessoas entendem como os PHEVs funcionam e seus benefícios, há uma grande mudança no interesse dos clientes de veículos híbridos tradicionais e até de alguns VEs.
“Uma vez que educamos as pessoas, de longe a maior mudança de todos os trens de força é para o PHEV. Ele se eleva exponencialmente”, disse ele à CNBC durante uma entrevista separada. “Phev é realmente importante para nós. Há pessoas que consideram um PHEV e não consideram um bev”.
Desafios de aceitação do consumidor
A compreensão do consumidor dos PHEVs tem sido um desafio no passado. Isso foi parcialmente responsável pelas vendas lentas e descontinuação do General Motors Chevrolet Volt, que a montadora produziu de 2010 ao início de 2019.
Muitos consumidores também expressaram preocupação em ter que conectar o veículo. (Mas os veículos ainda podem operar como um carro de gasolina tradicional sem nunca estar conectado, o que atraiu críticas de alguns apoiadores de EV.)
Os PHEVs também são caros devido à necessidade de tecnologias de VE e um motor. Atualmente, a Toyota PHEVS custou milhares de dólares a mais do que os veículos tradicionais ou híbridos.
“Existem muitos pontos negativos no lado da produção e os compradores, a menos que sejam forçados, realmente não optam pelos modelos PHEV”, disse Sam Fiorani, vice -presidente da Global Vehicle Prevising AutoForecast Solutions.
O RAV4 PHEV 2025 da Toyota tem um aumento de preço de cerca de US $ 15.000 em comparação com o modelo básico e US $ 12.000 (aproximadamente US $ 60.000) da versão híbrida.
“É como ter dois carros em um”, disse Ericksen. “E se isso serve como um benefício de conformidade, podemos adoçar o pote um pouco em preço, para que mais pessoas o considerem”.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos rápidos: Samsung TV Plus, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings
Este conteúdo foi fornecido por CNBC International e a responsabilidade exclusiva pela tradução portuguesa é do Times Brasil.