Em duas semanas, a Coca-Cola terá 139 anos. Em 8 de maio de 1886, o farmacêutico John Pemberton serviu pela primeira vez o que se tornaria o refrigerante mais famoso do mundo na Jacobs ‘Farmacy em Atlanta, Geórgia, EUA, conforme declarado no site oficial da empresa.
Desde então, a marca só foi fortalecida. De acordo com a Interbrand 2024, o ano passado valia US $ 61 bilhões. No mercado de ações, a Coca-Cola Company tem Cap US $ 309 bilhões, 16% mais alto do que um ano atrás.
Existem 700.000 funcionários e 225 jaquetas parceiras que ajudam a fornecer a bebida em todo o mundo. Literalmente, como 2,1 bilhões de unidades são vendidas por dia em mais de 200 países e territórios. E o guardião desta sétima marca mais valiosa do planeta é um brasileiro. Carioca Rapha Abreu, VP Global Design da Coca-Cola.
Abreu foi um dos responsáveis pela recente revolução da inteligência artificial (AI) na empresa, incluindo um comercial de Natal e uma ativação chamada Create Magic, que convidou os consumidores a criar imagens com o uso da IA. Em uma entrevista exclusiva à DC News, durante a Adobe Summit Brasil, o executivo disse que a onda de inovação com a IA na empresa está apenas começando.
“O uso da IA só se expandirá na Coca-Cola”, disse ele. Além da equipe de design, que ele lidera, outras áreas da empresa estão trabalhando com a tecnologia. “Está permeando vários departamentos e projetos”. Confira a entrevista completa.
DC News Agency -Com uma marca de 139 anos, qual foi o cuidado de implementar a IA na criação de comerciais?
Rapha Abreu – Tivemos vários pilotos. Não apenas o comercial de televisão, mas também fizemos uma ativação chamada Create Magic Real (Create Real Magic), que convidou os consumidores a criar imagens com o uso da IA. Sempre estivemos no começo disso. A tecnologia estava começando e entramos na cabeça, mas de forma a experimentar.
Agência de notícias da DC – A IA permite manter os princípios e a emoção que uma marca tão antiga exige?
Abreu – Claro que sim. Se for treinado adequadamente através de pessoas, criativos e designers que entendem a marca. Eu acho que a direção criativa humana é muito importante.
Agência de Notícias da DC – É possível manter a criatividade humana em processos de criação não humanos?
Abreu – Se você manter a aparência criativa da equipe de marketing ou design, não perderá qual é a única marca. Eu acho que essa é a chave. E não importa a ferramenta que você esteja usando.
Agência de notícias da DC – Então, não substituirá a equipe de marketing e criação?
Abreu “Na verdade, nada vem para substituir qualquer coisa.” Devemos tentar entender e ficar um pouco mais confortáveis com a nova tecnologia. E não tenha medo dela. Pelo contrário, está aproximando, aprendendo e usando de maneira inovadora.
DC News Agency – Você está testando a IA em mais aplicativos?
Abreu – Estamos sempre testando maneiras diferentes de usar. Seja na televisão ou na geração de imagens ou com insights. Existem várias maneiras diferentes de usar, mas sempre com esse olhar de experimentação, tentando tentar essa tecnologia muito jovem.
Agência de Notícias da DC – O uso da IA só se expandirá na Coca?
Abreu – Claro que sim. Estamos usando -o em várias equipes diferentes. Lidero, a parte do design, focada no design e governança da marca, na parte da identidade. Mas existem várias outras equipes na Coca-Cola trabalhando com a IA em outros projetos. Ela [a IA] Está realmente permeando vários departamentos e projetos da empresa.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, canais TCL, Plutão TV, Soul TV, Zapping | Novos streamings