Quando a Texas Instruments anunciou, em julho, um mega projeto de fabricação de US $ 60 bilhões, foi uma aposta em negrito que as empresas queriam produzir microchips fundamentais em solo americano. Em agosto, a Apple prometeu fazer exatamente isso.
Durante a mesma entrevista coletiva no Oval Hall, onde o presidente Donald Trump anunciou uma tarifa de 100% sobre chips de empresas não -EUA, o CEO da Apple, Tim Cook, aumentou o compromisso de US $ 600 bilhões da empresa nos próximos quatro anos, acima do anúncio original de US $ 500 bilhões feito em fevereiro.
Parte desses gastos, disse Cook, será destinada à produção de “semicondutores essenciais” para iPhones e outros dispositivos nas novas fábricas de chip de instrumentos do Texas em Utah e Texas.
Em julho, o CNBC Tornou -se a primeira organização de notícias a ver o interior da nova fábrica de TI em Sherman, Texas. Lá, a produção completa está programada para começar até o final de 2025. É uma das sete novas fábricas que o fabricante de chips está construindo nos EUA para fornecer componentes a grandes clientes, como NVIDIA, Ford Motor, Medtronic e SpaceX.
Embora os instrumentos do Texas não fabricem os chips mais avançados do mundo, seus componentes essenciais estão presentes em quase todos os lugares, de smartphones a unidades de processamento gráfico que alimentam a IA geral.
“Se você tem algo que se conecta ao soquete, ou que tenha bateria ou cabo, provavelmente contém mais de um chip”, disse Mohammad Yunus, vice -presidente sênior de tecnologia e fabricação de chá.
Mas apenas um mês após o anúncio do projeto de US $ 60 bilhões, as ações de TI despencaram 13% devido a previsões fracas e preocupações tarifárias levantadas na teleconferência de abordagem de 23 de julho.
“A preocupação é que os clientes finais. Diante da incerteza tarifária, eles não sabem o que esperar. Eles estão acumulando ações?” Disse Stacy Rasgon, analista sênior da Bernstein Research.
Ainda não se sabe se a demanda permanecerá alta quando as incertezas tarifárias diminuirem. Ainda assim, as ações recuperaram parte da terra perdida em agosto.
Saber mais:
A NVIDIA pode suspender a produção do chip H20 após restrições da China, dizem relatórios relatórios
Lançamentos épicos em seu evento anual novas ferramentas de IA para pacientes e médicos
Avançando para 300 mm
Embora seja conhecido por suas calculadoras gráficas, a empresa também é responsável por ajudar a revolucionar a indústria eletrônica. Em 1958, o engenheiro de Ti Jack Kilby registrou a primeira patente de um circuito integrado. Isso abriu o caminho para a miniaturização de chip, construindo todos os componentes de um circuito, não apenas transistores, diretamente em uma única peça de silício.
A maioria dos negócios de TI atualmente vem de clientes automotivos e industriais que compram seus chips analógicos e embarcados. Os chips analógicos processam sinais como som, luz e pressão, como a temperatura de um termostato ou a tensão nos chips de gerenciamento de energia que mantêm os eletrônicos seguros quando conectados.
Os chips incorporados são tipicamente processadores de sinal e microcontroladores que operam dispositivos diários, como notificar a torradeira para tocar, a máquina de lavar louça para terminar um ciclo ou acionar o freio ABS.
Ao contrário de 2 e 3 nanômeros caros fabricados por gigantes como o TSMC, os chips são fabricados em nós mais antigos e baratos: 45 a 130 nanômetros.
Esse tamanho “é o ponto ideal para analógico e embarcado porque oferece o desempenho, a potência e a tensão de que nosso portfólio precisa”, disse Yunus.
Embora cada chip de TI custe cerca de US $ 0,40, de acordo com Arcuri, eles desempenham funções de suporte cruciais para as tecnologias mais avançadas do mundo. Em uma nova parceria com a Nvidia, por exemplo, está desenvolvendo um chip para aumentar a eficiência em centros de alta potência.
Em 2009, foi necessária outra medida ousada para reduzir ainda mais o custo de seus chips. A empresa abriu a primeira fábrica de 300 mm do mundo para chips analógicos, reutilizando uma fábrica de memória Qimonda após a falha do fabricante durante a crise financeira.
“Este foi realmente o catalisador para você obter uma vantagem de custo”, disse Arcuri.
O novo tamanho de wafer fornece “enorme eficiência de custos” porque 300 mm podem transportar “2,3 vezes mais chips do que uma bolacha de 200 mm”, disse Yunus. O fechou e vendeu algumas de suas fábricas de 200 mm, e todas as sete novas fábricas produzirão em bolachas de 300 mm.
“Eu os posicionaria mais como vencedores tarifários do que perdedores”, disse Timothy Arcuri, diretor da UBS. Arcuri disse que a fundação nos EUA permitirá que a empresa pratique os preços inferiores aos chips de Taiwan por seus concorrentes.
O mercado para os chips, no entanto, não é garantido. Depois de ter dificuldade em atender à demanda durante a escassez de chips em 2020, Arcuri disse que a participação no mercado de chips analógicos “caiu dramaticamente”. Ele passou de 19,8% em 2020 para 14,7% em 2024, de acordo com o UBS.
O megaprojeto de US $ 60 bilhões inclui quatro fábricas em Sherman, Texas, uma em Richardson, Texas e duas em Lehi, Utah. As novas fábricas lhe darão cinco vezes a capacidade que eles têm hoje, disse Yunus CNBC.
“Eles estão fazendo uma grande aposta no fato de que recuperarão participação de mercado e que a demanda retornará firmemente”, disse Arcuri. “Se você não recuperar essa participação, é difícil justificar a construção de tanta capacidade”.
Fornecimento global, crescimento no Texas
Você te disse CNBC que é o maior fabricante de semicondutores analógicos e embarcados no país, vendendo dezenas de bilhões de chips a cada ano. Cerca de 60% da receita vem de clientes fora dos EUA, com a China representando cerca de 20%.
Cerca de 75% dos gastos com capital de TI acontece nos EUA, mas a empresa também fabrica chips no exterior, em fábricas na Alemanha, Japão e China, disse a empresa à CNBC. Ela realiza testes e montagem no México, Taiwan, Filipinas e Malásia, onde está investindo US $ 3 bilhões em dois novos sites, um dos quais já está em produção.
A presença global é uma vantagem na “situação dinâmica” das tarifas hoje, disse Yunus.
“Nossa fabricação em 15 sites diferentes nos posiciona para apoiar nossos clientes, não importa onde eles estejam e em qualquer ambiente político ou econômico”, afirmou.
Embora tenha considerado construir seus novos sites internacionalmente, em lugares como Cingapura, a empresa acabou optando por Sherman, Texas. A pequena cidade, 105 km ao norte de Dallas, tem apenas 50 mil habitantes. Ele também abriga uma fábrica da GlobalWafers, uma empresa baseada em Taiwan que produz bolachas de silício nas quais os chips, inclusive, são fabricados.
O prefeito de Sherman, Shawn Teamann, disse que a cidade agora é “o centro da pradaria de Silicon”.
O avô de Teamann trabalhou ao lado de Kilby na década de 1950. A TI chegou pela primeira vez em 1966, mas quando ele anunciou planos de fechar sua fábrica de 150 mm, a cidade convenceu que você continue oferecendo incentivos, como isenções fiscais e descontos de água.
O plano funcionou e, em 2021, anunciou que permaneceria em Sherman com um novo campus de 300 mm de fábricas. Agora, o primeiro das quatro fábricas de 300 mm é concluído em Sherman. Teamann disse que o projeto de 300 mm mais que dobrou a taxa de crescimento populacional da cidade desde que foi anunciada em 2021.
Em relação ao apoio federal, recebeu US $ 1,6 bilhão em financiamento da Lei de CHIPS e um impressionante crédito tributário de 35% do principal projeto de lei de Trump aprovado em julho.
No nível estadual, o governador Greg Abbott oferece incentivos há muito tempo para empresas de chips que desejam se estabelecer no estado, de impostos baixos aos chips da Lei do Texas de US $ 1,4 bilhão, aprovados em 2023.
A Samsung é outra gigante do chip no Texas desde 1996. A Companhia Sul da Coréia está construindo uma fábrica avançada de chip de US $ 17 bilhões perto de Austin. É também onde a Apple, Amazon e AMD projetam muitas de suas fichas. Outras empresas de chips no Texas incluem Infineon, NXP, X-FAB, Micron, GlobalFoundries e o fornecedor de equipamentos de material aplicado.
Água, energia, trabalhadores
Fabricar chips requer uma enorme quantidade de água e cerca de um quarto dos rostos do Texas secam. Felizmente, Sherman tem direitos de usar água do próximo Texoma Lake.
“Era mais direitos, aumentando nossa produção e sendo capaz de fornecer a enorme quantidade de água necessária para operar uma fábrica de semicondutores”, disse Temann, acrescentando que a fábrica quase dobrou a quantidade de água usada em Sherman.
Usará cerca de 1.700 galões de água por minuto, quando a nova fábrica de Sherman for concluída, com planos de reciclar pelo menos 50% dela, disse Yunus.
A fabricação de chips também consome muita energia, por isso ajuda Sherman a ter uma planta que recentemente aumentou sua capacidade. A nova fábrica da TI Sherman funcionará completamente com energia renovável, disse Yunus, acrescentando que a fabricação de chips de bolachas de 300 mm também melhora a eficiência energética.
“Você usa praticamente a mesma quantidade de energia, mas produz de 2,2 a 2,3 vezes mais chips”, disse ele.
A grade poderosa exclusivamente independente do Texas impede amplamente o estado de pedir emprestado de outros estados. Em 2021, essa rede falhou durante uma tempestade de inverno extrema, causando pelo menos 57 mortes e interrompendo a produção de fabricantes de chips como Samsung e NXP. Você disse à CNBC que mantinha “operações críticas”.
“Construímos redundância nesta instalação”, disse Yunus. “Temos várias linhas de transmissão que fornecem energia ao site. Também temos grandes tanques de armazenamento a diesel que podemos usar e geradores que podem continuar a alimentar o site por alguns dias”.
Engenheiros altamente qualificados para chips são outro recurso escasso. É um fluxo de talentos que foi prejudicado pelo dramático declínio da fabricação global de semicondutores dos EUA. De acordo com a Associação da Indústria de Semicondutores, os EUA passaram de uma participação de mercado de 37% em 1990 para apenas 10% em 2022.
Mas desenvolveu parcerias com várias universidades, faculdades comunitárias e o setor militar para fornecer a lacuna de talentos necessária para preencher as funções na fábrica de Sherman.
“Há muitos jovens se mudando para a região. Na verdade, acho que será mais fácil para eles obter talentos agora do que há 5 a 10 anos atrás”, disse Arcuri.
Com o projeto completo de US $ 60 bilhões, ele disse que você espera criar 60.000 empregos nos EUA, mas a empresa não pode fornecer uma data de conclusão programada quando solicitada.
“É difícil prever exatamente quando isso vai decolar”, disse Yunus. “Esperamos que continuemos a construir em um ritmo muito rápido, mas realmente depende do mercado”.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings
Este conteúdo foi fornecido por CNBC International e a responsabilidade exclusiva pela tradução portuguesa é do Times Brasil.