A Cartwheel Robotics, uma startup americana fundada por uma ex -agência de Boston Dynamics, aposta em robôs humanóides para revolucionar a coexistência doméstica. Sediada em Nevada, foi fundada em 2021 por Scott Lavalley e cria essa tecnologia focada em empresas emocionais e interações dinâmicas.
Eles estão desenvolvendo um robô descrito por Lavalley como “um robô humanóide pequeno e amigável, projetado para trazer alegria, calor e parte da magia da vida cotidiana nos espaços em que vivemos”.
O objetivo do robô é ser um companheiro doméstico – não um robô de lição de casa, como a limpeza. Inspirado nos filhos de Lavalley e sua disposição de fazer com que os personagens da Disney, na realidade, a empresa já tenha dois protótipos: Yogi e Speedy.
Yogi
Com foco no fornecimento de empresa emocional, interação social e construção de títulos afetivos, a Yogi pretende criar uma conexão emocional com os usuários. Sua tecnologia é baseada no modelo de linguagem de movimento, um modelo que permite a comunicação por linguagem natural e gestos sofisticados. Essa tecnologia ganhou espaço em inteligência artificial, e empresas como OpenAI, Google DeepMind e Meta AI exploram a integração de linguagem natural com modelos que controlam agentes virtuais ou físicos em simulações.
Essa tecnologia valoriza os movimentos e as expressões do corpo tanto quanto a fala, permitindo que o robô responda a eles para interpretar emoções.
O protótipo não tem previsão para comercialização.
Veloz
Ao contrário do Yogi, a empresa aposta no Speedy por marketing mais rápido, com interações mais dinâmicas e uso em espaços públicos e domésticos. É personalizável e pode ser adaptado a diferentes contextos, como ambientes educacionais, centros de ciências e outros. Além disso, possui mobilidade e leveza mais ágeis.
Por ter tecnologia adaptável, a idéia é que ela esteja presente em vários setores, como saúde e educação. A Cartwheel Robotics planeja fornecer cerca de 20 unidades deste robô a museus e centros científicos como a fase inicial de testes e validação pública ainda este ano.
Leia mais:
Os robôs Humanóides Optimus da Tesla são afetados por restrições de terras raras, diz Musk
Os robôs humanóides realizam a primeira metade do mundo em Pequim
Um grande desafio que a empresa está enfrentando é a aceitação social, que, além de causar estranheza, o preço pode ser um fator que distâncias do consumidor do produto. Além disso, para comercialização completa, deve haver locais de manutenção e suporte técnico local.
Mas o mercado de inteligência artificial não para de aumentar, e os robôs sociais estão crescendo no mercado, com a estimativa de mais de 20 bilhões até 2030, de acordo com relatórios de pesquisa de mercado em Mercados e mercados e Grand View Research.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos rápidos: Samsung TV Plus, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings