Os comentários ocorrem à medida que as empresas de tecnologia e os países europeus reavaliam sua dependência de tecnologia e infraestrutura críticas.
O presidente francês Emmanuel Macron apelou na quarta -feira para tornar seu país as fichas mais avançadas do mundo, na tentativa de se posicionar como um centro de tecnologia essencial na Europa.
Os comentários ocorrem à medida que as empresas e países europeus de tecnologia estão reavaliando sua dependência de empresas de tecnologia estrangeira e empresas críticas de tecnologia de infraestrutura.
A fabricação de chips em particular emergiu como um tópico depois nvidiaO CEO Jensen Huang, que falava ao lado de Macron e CEO da Mistral AI, Arthur Mensch, disse na quarta -feira que a primeira unidade de processamento gráfico da empresa (GPU) foi fabricada na França pelo SGS Thomson Microelectronics, agora conhecido como Styroelectronics.
No entanto, a Styroelectronics não está atualmente na vanguarda da fabricação de semicondutores. A maioria dos chips que eles fabricam é destinada a indústrias como o Automotive, que não requerem semicondutores mais avançados.
No entanto, a Macron expôs sua ambição de que a França é capaz de criar semicondutores na faixa de 2 a 10 nanômetros.
“Se queremos consolidar nosso setor, agora precisamos obter cada vez mais chips na escala certa”, disse Macron na quarta -feira.
Quanto menor o número de nanômetros, mais transistores podem ser colocados em um chip, resultando em um semicondutor mais poderoso. Os mais recentes chips do iPhone da Apple, por exemplo, são baseados na tecnologia de nanome 3.
Muito poucas empresas podem fabricar chips nesse nível e em larga escala, com a Samsung e Taiwan Semiconductor Manufacturing Co. (TSMC), fornecedor da NVIDIA, liderando o grupo.
Se a França quiser produzir esses chips de ponta, provavelmente precisará de TSMC ou Samsung para construir uma fábrica local – algo que já acontece nos EUA. O TSMC agora comprometeu bilhões de dólares Para construir mais fábricas nos Estados Unidos.
A Macron divulgou um acordo entre Thales, Radiall e Taiwanese Foxconn, que está explorando a criação de uma montagem de semicondutores e a instalação de testes na França.
“Quero convencê-los a fazer na França”, disse Macron durante a Vivatech-One dos maiores eventos tecnológicos da França-o mesmo dia em que Huang, Nvidia, anunciou um Série de acordos para construir mais infraestrutura de inteligência artificial na Europa .
Uma parceria importante anunciada por Huang está entre a NVIDIA e a companhia francesa de modelos Mistral para construir a “AI Cloud”.
A França procura desenvolver sua infraestrutura de IA e Macron em fevereiro, que o setor de IA no país receberia 109 bilhões de euros (US $ 125,6 bilhões) em investimentos particulares nos próximos anos. Macron elogiou o acordo entre Nvidia e Mistral como uma extensão do desenvolvimento da IA da França.
“Estamos nos aprofundando [os investimentos] e acelerando. E o que a IA Mistral e a Nvidia anunciaram nesta manhã também é uma mudança radical ”, disse Macron à CNBC na quarta -feira.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos rápidos: Samsung TV Plus, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings
Este conteúdo foi fornecido por CNBC International e a responsabilidade exclusiva pela tradução portuguesa é do Times Brasil.