Uma história de duas empresas de tecnologia diferentes está se desenrolando nesta temporada de lucro, enquanto a turbulência comercial global do presidente Donald Trump torna o planejamento quase impossível.
As empresas que dependem da publicidade parecem estar resistindo no curto prazo, pois aquelas que dependem dos gastos do consumidor começaram a sentir as rachaduras de uma macroeconomia obscura sujeita a uma política tarifária em constante mudança.
O Airbnb lançou uma previsão de lucro Desanimador para o segundo trimestre em seu relatório de resultados na quinta -feira e disse que considerou uma “postura mais cautelosa” até o final do ano. O Airbnb divulgou projeções decepcionantes e disse que seus negócios apresentaram alguma “fraqueza” TRIPAS DE CANADÁ para os EUA no final do trimestre.
“Nos EUA, vimos resultados relativamente mais fracos, que acreditamos ter sido motivados por incertezas econômicas mais amplas”, disse a empresa de aluguel de férias em um Carta aos acionistas.
Os gigantes da tecnologia da fortaleza também estão sendo suscetíveis aos caprichos de Trump.
Na Apple, o O CEO Tim Cook disse na quinta -feira (1) que a empresa prevê US $ 900 milhões em taxas adicionais com tarifas neste trimestre, mas disse que é “muito difícil” prever além desse período devido à incerteza.
Ele também disse que a Apple está comprando produtos enviados aos EUA da Índia e do Vietnã – onde as tarifas são mais baixas.
“Esperamos que a maioria dos iPhones vendidos nos EUA tenha a Índia como um país de origem”, disse ele. “O Vietnã será o país de origem de quase todos os produtos para iPad, Mac, Apple Watch e AirPods vendidos nos EUA.”
Na Amazon, o negócio de comércio eletrônico da China, que depende de muitos vendedores que enviam da China, também está começando a sentir a pressão. A empresa liberada projeções leves No trimestre atual e afirmou que “tarifas e políticas comerciais” e “conteúdo de recessão” estavam determinando fatores em sua perspectiva.
Trump recentemente aumentou o imposto de importação de produtos da China para 145%. A Amazon também está lidando com a expiração da violação minimis que anteriormente permitiu às importações abaixo de US $ 800 entrar nos EUA com isenção de impostos.
O diretor Brian Olsavsky disse que a empresa oferece uma ampla gama de orientação devido a imprevisibilidade das tarifas.
Mas o negócio de publicidade da Amazon era um ponto positivo no relatório, com um crescimento de 19% em comparação com o ano passado. Outras empresas com anúncios fortes também relataram resultados sólidos nesse cenário macroeconômico, mas alertaram sobre possíveis momentos mais difíceis pela frente.
Alphabet relatou um aumento anual na receita da publicidade, mas alertou que as mudanças mínimas “causariam um pequeno obstáculo ”ao seu negócio de publicidade Este ano, especialmente na Ásia.
NA meta, as receitas de publicidade da empresa excederam as estimativas, mas a diretora financeira Susan Li disse que alguns varejistas eletrônicos da Ásia disseram gastos com publicidade reduzida.
“Algumas dessas despesas foram redirecionadas para outros mercados, mas as despesas gerais desses anunciantes estão abaixo dos níveis anteriores a abril”, disse ela.
O agravamento da confiança do consumidor não é apenas um problema com a tecnologia. Companhias aéreas, restaurantes e varejistas de consumidores também estão sentindo o impacto.
A Delta Airlines Corte seus planos de crescimento para 2025 e reduziu sua orientação do primeiro trimestre devido ao enfraquecimento da demanda, enquanto a churrasqueira mexicana de Chipotle culpou uma “desaceleração dos gastos do consumidor” como um motivo para o declínio nas vendas nas mesmas lojas.
Os consumidores americanos também parecem menos otimistas sobre a economia. No mês passado, a taxa de expectativas de Pesquisa de confiança do consumidor O conselho da conferência caiu para o nível mais baixo desde outubro de 2011.
Autoridades do conselho disseram que a leitura é consistente com uma recessão.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Plutão TV, Soul TV, Zapping | Novos streamings
Este conteúdo foi fornecido por CNBC International e a responsabilidade exclusiva pela tradução portuguesa é do Times Brasil.