Para as empresas chinesas que temem as tarifas dos EUA, a grande diferença entre o primeiro e o segundo mandato do presidente Donald Trump é o surgimento da inteligência artificial geral.
As empresas chinesas estão em pleno andamento. Quase todos os dias, nas últimas duas semanas, uma empresa chinesa anunciou um novo produto de IA – ou como está ganhando dinheiro com a tecnologia.
Para citar alguns:
A empresa de vídeo curta Kualou anunciou na terça -feira (25) que sua ferramenta de IA para gerar vídeos, Kling, levantou mais de 100 milhões de yuans (US $ 13,78 milhões) desde o seu lançamento no verão passado.
Na semana passada, a Tencent atualizou seu modelo de IA para gerar visuais 3D – que pode ser usado em jogos ou para impressão 3D – e lançou a versão completa do seu modelo de raciocínio Hunyuan T1.
Algumas semanas antes, a Tentent integrou o T1 no seu aplicativo Yuanbao Chatbot, que também permite que os usuários acessem o DeepSek R1.
Os usuários ativos diários do Yuanbao aumentaram 20 vezes em apenas um mês, disse Tencent na semana passada. A empresa também compartilhou como alguns agricultores usaram o aplicativo de IA para analisar as condições do solo para o plantio.
Na segunda -feira, o Baidu lançou ferramentas para as pessoas criarem sites e jogos simples com comandos de conversação, em vez de ter que escrever código. Kunlun Tech, proprietário da Opera Navigator, atualizou na quarta -feira seu aplicativo Mureka, que o usa para gerar música.
Como centro de fabricação, a China tem “grandes vantagens em termos de” físico “”, pois o país possui muitas máquinas capazes de coletar dados valiosos para treinar modelos específicos da indústria, disse Maxwell Zhou, CEO da empresa de direção autônoma Deeprout.ai, CNBC na sexta -feira, em mandarim, traduzido por CNBC.
O Deeproute.ai, lançado em 2019, anunciou na semana passada que está construindo um sistema para veículos de entrega autônomos que envia pacotes com comandos de voz simples, como “Tire o café desta loja e envie -o para o apartamento”.
Zhou disse que espera que o sistema esteja operacional na China no início do próximo ano.
Embora não esteja claro quais empresas de IA serão bem -sucedidas, os analistas esperam que as empresas chinesas tenham maior probabilidade de se destacar com a ajuda de aplicativos de IA. As ferramentas de IA podem reduzir custos para empresas e compensar parte do impacto da desaceleração econômica.
O impacto combinado da tecnologia está aumentando as expectativas do crescimento do lucro corporativo na China para o próximo ano, Ding Wenjie, estrategista de investimentos para investimento global da China Asset Management.
Os lucros indicarão se a economia está realmente se recuperando, especialmente sob pressão tarifária e outras restrições comerciais.
Em fevereiro, a Goldman Sachs estimou que um aumento de 20% nas tarifas dos EUA em produtos chineses poderia reduzir os lucros corporativos chineses em 5% em termos de dólares de Hong Kong.
A questão mais importante para os EUA e a China, no entanto, vai além das tarifas.
Após uma visita à China nesta semana para uma conferência, o colunista do New York Times, Thomas Friedman, concluiu que não eram as tarifas ou Taiwan que os presidentes dos EUA e da China precisavam discutir imediatamente, mas a IA que é tão inteligente quanto os humanos e permeia o mundo.
O autor de “The World Is Plan” comparou uma possível colaboração entre os EUA e a China na IA ao acordo de controle de armas nucleares entre a União Soviética e os EUA.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Plutão TV, Soul TV, Zapping | Novos streamings
Este conteúdo foi fornecido por CNBC International e a responsabilidade exclusiva pela tradução portuguesa é do Times Brasil.