Na quarta -feira (11), a NVIDIA anunciou uma série de parcerias com países e empresas europeias, variando de infraestrutura a software enquanto analisava o centro da narrativa global de inteligência artificial. O CEO Jensen Huang continuou sua turnê pela Europa com uma apresentação principal no evento NVIDIA GTC em Paris, França, onde detalhou algumas parcerias importantes na Europa.
A Nvidia tem se esforçado para se posicionar como uma empresa de infraestrutura que pode ajudar países e governos a construir data centers usando suas unidades de processamento gráfico para liberar o potencial de IA para economias e populações locais.
Como parte desse esforço, Huang fez recentemente uma viagem semelhante ao Oriente Médio, onde a Nvidia planeja vender suas últimas fichas como parte dos principais projetos de data centers da Arábia Saudita e dos Emirados Árabes Unidos.
“Toda revolução industrial começa com a infraestrutura. A IA é a infraestrutura essencial de nosso tempo, assim como a eletricidade e a Internet foram um dia”, disse Huang em comunicado à imprensa na quarta -feira.
“A Europa agora despertou para a importância dessas fábricas de IA, a importância dessa infraestrutura de IA”, disse Huang durante uma apresentação separada na quarta -feira. As fábricas de IA são o termo que a NVIDIA usa para grandes data centers que contêm suas GPUs. Huang acrescentou que a capacidade de computação de IA na Europa crescerá dez vezes nos próximos dois anos.
Leia também:
O CEO da NVIDIA diz que a computação quântica está atingindo um ‘ponto de inflexão’
O CEO da NVIDIA diz que eu era o “grande equalizador” ao tornar a programação acessível a todos
Jim Cramer: Nvidia Chips pode dar a vantagem dos EUA na guerra comercial com a China
Principais parcerias e projetos de infraestrutura
A gigante da tecnologia procura expandir sua presença internacional e integrar -se à infraestrutura de IA em nível nacional. Isso investido em novos mercados é ainda mais crítico, pois as restrições de exportação dos EUA sobre os chips mais avançados da NVIDIA causaram perda de receita na China.
A Nvidia disse que está trabalhando com governos de países, empresas regionais em nuvem e centros de telecomunicações e tecnologia na Europa. Uma das principais parcerias anunciadas é entre a NVIDIA e a startup francesa Mistral, que construirá uma “nuvem de AI” que implementará 18.000 chips Nvidia Grace Blackwell. Isso permitirá que as empresas o desenvolvam e o usem através dos modelos Mistral, disse à Nvidia.
A Nvidia também anunciou projetos de infraestrutura na Itália e na Armênia. O Orange e o telefone estão entre as empresas de telecomunicações que também estão trabalhando com a NVIDIA em áreas como a implementação de aplicativos de IA e grandes modelos de idiomas como parte dos acordos recém -anunciados. Na Alemanha, a Nvidia disse que está construindo o que chamou de “nuvem industrial”, que terá 10.000 GPUs e será projetada especificamente para fornecer serviços aos fabricantes europeus.
Concentre -se em “soberanos” e centros de tecnologia
O grande foco da NVIDIA na Europa está em torno do “Soberano da IA”, a ideia de que data centers e servidores que prestam serviços aos usuários da União Europeia estão localizados regionalmente e não no exterior. A Nvidia também anunciou os “centros de tecnologia” tão chamados na Europa, que se concentrarão em pesquisas avançadas, treinamento da força de trabalho e aceleração de descobertas científicas em países como Reino Unido, França, Espanha e Alemanha.
A NVIDIA também expandiu um produto chamado DGX Cloud Lepton – uma espécie de mercado de GPUs – com novos provedores de nuvem e o integrou ao repositório de modelos de rosto abraçados. O DGX Cloud Lepton permite que os desenvolvedores acessem GPUs em todo o mundo para executar aplicativos de IA.
Investido em software
Embora a Nvidia seja mais conhecida por seu hardware – suas famosas GPUs – a gigante da tecnologia intensificou seu foco em sua oferta de software para ajudar a manter a empresa no centro do desenvolvimento acelerado da IA. Este ataque de software também se estendeu à Europa.
No ano passado, a Nvidia anunciou um produto chamado Nvidia NIM, que é efetivamente um modelo de IA pré-marcado que pode ser implantado rapidamente e permite que os desenvolvedores criem aplicativos sobre ele. Na quarta -feira, a NVIDIA anunciou que qualquer ótimo modelo de idioma disponível em Hugging Face também pode ser implementado como NIM. Em vez de criar seus próprios modelos, os desenvolvedores podem acessar facilmente essas opções através do serviço NIM da NVIDIA.
A estratégia da Nvidia é vincular seu hardware a todo esse software, oferecendo uma vantagem sobre os concorrentes na tentativa de consolidar seu domínio até agora.
–
Onde assistir ao maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings
Este conteúdo foi fornecido por CNBC International e a responsabilidade exclusiva pela tradução portuguesa é do Times Brasil.