O CEO de NvidiaAssim, Jensen HuangFiz uma série de anúncios na segunda -feira (19) e revelou novos produtos destinados a manter a empresa no centro de inteligência artificial e desenvolvimento da computação.
Um dos anúncios mais notáveis foi o lançamento do novo programa “Nvlink Fusion”que permitirão que clientes e parceiros usem unidades de processamento central (CPUs) e unidades de processamento gráfico (GPUs) de outros fabricantes em conjunto com os produtos da NVIDIA e sua tecnologia NVLink.
Até agora, a NVLink foi restrita aos chips fabricados pela própria Nvidia. O NVLink é uma tecnologia desenvolvida pela empresa para conectar e permitir a troca de dados entre as GPUs e as CPUs.
“O NVLink Fusion serve para construir uma infraestrutura de IA semi -profissionalizada, não apenas chips semi -profissionalizados”, disse Huang durante o Computex 2025A maior conferência de eletrônicos da Ásia realizada em Taiwan.
Leia também:
A Qualcomm lançará processadores para o centro de data compatível com chips nvidia
A NVIDIA nega o envio de projetos de GPU para a China após relatos de novas operações em Xangai
CEO da NVIDIA: Se eu fosse um estudante hoje, usaria a IA para melhorar meu trabalho – independentemente da profissão
De acordo com Huang, o NVLink Fusion permite que as infraestruturas de IA combinem processadores NVIDIA com diferentes CPUs e circuitos de aplicativos específicos integrados (ASICs). “De qualquer forma, você se beneficia da infraestrutura NVLink e do ecossistema NVLink.”
A NVIDIA anunciou que os parceiros de fabricação de chips da AI para a NVLink Fusion já incluem Mediatek, Marvell, Alchip, ASRA Labs, Synopsys e Cadnce. Com a NVLink Fusion, clientes como Fujitsu e Qualcomm Technologies também podem conectar suas próprias CPUs terceiras partidas às GPUs da NVIDIA em data centers de AI.
De acordo com Ray WangAnalista e tecnologia de semicondutores de Washington, a NVLink representa os planos da Nvidia de conquistar uma parcela de data centers baseados em ASICS, tradicionalmente considerados concorrentes da empresa.
Embora a NVIDIA domine o mercado de GPUs para o treinamento geral de IA, muitos concorrentes veem espaço para crescer com chips projetados para aplicações mais específicas. Alguns dos maiores concorrentes da NVIDIA na computação de IA, que também estão entre seus principais clientes, são provedores de nuvem GoogleAssim, Microsoft e Amazontodos desenvolvendo seus próprios processadores personalizados.
A fusão NVLink “consolida a Nvidia como o centro das fábricas de IA da próxima geração, mesmo quando esses sistemas não são construídos inteiramente com chips da NVIDIA”, disse Wang, observando que as notícias abrem oportunidades para atender clientes que não construem sistemas baseados em empresas, mas querem integrar algumas de suas GPUs.
“Se for amplamente adotado, o NVLink Fusion poderá expandir a presença da Nvidia na indústria, promovendo uma colaboração mais profunda com desenvolvedores personalizados de CPUs e designers de ASICs na construção da IA da futura infraestrutura”, acrescentou Wang.
No entanto, a fusão NVLink pode reduzir a demanda por Nvidia, pois permite o uso de alternativas pelos clientes, de acordo com Rolf BulkAnalista de pesquisa em ações de Nova pesquisa de rua.
Mesmo assim, “no nível do sistema, a flexibilidade adicional melhora a competitividade das soluções baseadas em GPU da NVIDIA contra arquiteturas emergentes alternativas, ajudando a empresa a manter sua posição no centro da computação de IA”, disse Bulk.
Entre os concorrentes da Nvidia, BroadcomAssim, AMD e Intel Eles ainda não fazem parte do ecossistema de fusão nvlink.
Outras notícias
Huang começou seu discurso com uma atualização sobre a próxima geração de sistemas Grace Blackwellfocado em cargas de trabalho com IA. Segundo ele, o modelo GB300que será lançado no terceiro trimestre deste ano, terá desempenho geral de um sistema mais alto.
Também nesta segunda -feira, a Nvidia anunciou a nova plataforma NVIDIA DGX Cloud LeptonUm ambiente de IA com um computador de computação. Segundo a empresa, as notícias conectarão desenvolvedores de IA em todo o mundo a dezenas de milhares de GPUs de uma rede global de fornecedores de nuvem.
“O DGX Cloud Lepton ajuda a enfrentar o desafio crítico de garantir recursos de GPU confiáveis e de alto desempenho, unificando o acesso a serviços de IA em nuvem e capacidade de GPU no ecossistema de computadores da NVIDIA”, afirmou a empresa em comunicado.
Durante o discurso, Huang também anunciou planos para um novo escritório em Taiwan, onde a empresa construirá um projeto de supercomputador de IA em parceria com Foxconnoficialmente conhecido como Hon Hai Technology GroupMaior fabricante eletrônico do mundo.
“Estamos entusiasmados em colaborar com a Foxconn e Taiwan para ajudar a construir a infraestrutura de IA do país, além de apoiar o TSMC e outras empresas líderes no avanço da inovação na era da inteligência artificial e da robótica”, disse Huang.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos rápidos: Samsung TV Plus, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings
Este conteúdo foi fornecido por CNBC International e a responsabilidade exclusiva pela tradução portuguesa é do Times Brasil.