A Tesla foi contatada pela Administração Nacional de Segurança no Trânsito Rodoviário (NHTSA) na segunda -feira (23), depois que os vídeos publicados nas redes sociais mostraram o robotáxis da empresa cansótico em estradas públicas em Austin, Texas.
O fabricante de veículos elétricos de Elon Musk estreou viagens autônomas em Austin no domingo passado (22), abrindo o serviço a um número limitado de passageiros apenas por convite.
Leia também
A Tesla assina o primeiro acordo para construir a maior usina da bateria em grande escala da China
Após três máximas consecutivas, Tesla recupera perdas após a crise entre Musk e Trump
Trump considera se livrar de seu Tesla após discordância com Elon Musk
Em vídeos amplamente compartilhados nas redes sociais, um Tesla Robotox foi pego viajando contra uma rua, e outro foi mostrado frenando acentuadamente no meio do tráfego, respondendo a “veículos da polícia pararam do lado de fora da rota de direção”.
Um porta -voz da NHTSA disse em um e -mail que a agência “está ciente dos incidentes mencionados e está em contato com o fabricante para obter informações adicionais”.
O vice -presidente de engenharia de veículos da Tesla, Lars Moravy, e o advogado regulatório de Casey Blaine não responderam imediatamente a um pedido de comentário.
Regulamentação e segurança do veículo
O regulador federal de segurança afirma que “pré-aprova novas tecnologias ou sistemas de veículos”. Em vez disso, os fabricantes de automóveis garantem que cada modelo de veículo que eles produzem atenda aos padrões federais de segurança de veículos. A agência diz que investigará “incidentes envolvendo possíveis defeitos de segurança” e tomará “ações necessárias para proteger a segurança rodoviária” após avaliar uma ampla gama de relatórios e informações.
A NHTSA já havia iniciado uma investigação sobre possíveis defeitos de segurança com a tecnologia supervisionada por FSD da Tesla, ou sistemas beta FSD, após lesões e acidentes de morte. Esta investigação está em andamento.
Características do serviço Robotáxis em Austin
O Robotáxis da Tesla em Austin são SUVs modelo Y equipados com o hardware não supervisionado de software e hardware mais recente. O Serviço Piloto de Robotaxi, envolvendo menos de duas dezenas de veículos, opera durante o dia e somente em boas condições climáticas, com um supervisor de segurança humana no banco do passageiro da frente.
Atualmente, o serviço está limitado a usuários convidados, que concordam com o “Programa de Acesso Antecipado” da Tesla. Aqueles que receberam convites são principalmente promotores de produtos, ações e CEO da Tesla.
Promessas não realizadas por Elon Musk
Embora o comunicado tenha aumentado as ações da Tesla em 8% na segunda -feira (23), o lançamento ficou aquém do cumprimento das muitas promessas da direção autônoma de Musk na última década.
Em 2015, Musk disse aos acionistas que os carros da Tesla alcançariam a “total autonomia” dentro de três anos. Em 2016, ele afirmou que um veículo elétrico da Tesla seria capaz de levar uma costa para a Costa Trip sem precisar de nenhuma intervenção humana antes do final de 2017. E em 2019, em uma conexão com investidores institucionais que o ajudaram a arrecadar mais de US $ 2 bilhões, que Musk disse que a Tesla teria 1 milhão de veículos prontos para a Robotaxi, em 2020, com a capacidade de prolongar 100 horas.
Nada disso aconteceu.
Enquanto isso, Waymo, de propriedade da Alphabet, afirma ter superado 10 milhões de viagens pagas no mês passado. Os concorrentes na China, incluindo Apollo Go de Baidu, Weride e Pony.ai, também estão operando frotas comerciais da robotaxia.
–
Onde assistir ao maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings
Este conteúdo foi fornecido por CNBC International e a responsabilidade exclusiva pela tradução portuguesa é do Times Brasil.