A inteligência dos EUA descobriu que o Irã não transportou material nuclear de suas instalações na Ford antes dos bombardeiros atacarem o local, apesar de um relatório contrário, disse o senador Markwayne Mullin na segunda -feira (23).
“Eles afirmam que carregavam algum material”, disse Mullin, referindo -se a Israel e Irã, respectivamente. “Nosso relatório de inteligência diz não”, disse o republicano de Oklahoma em uma entrevista ao programa “Squawk Box”, de CNBC.
“De fato, acreditamos que eles armazenaram mais material na Ford porque acreditam que o fordo era impenetrável”, disse Mullin, membro do Comitê de Serviços Armados do Senado. “Eles pensaram que era um lugar seguro.”
Mas, ele acrescentou: “Temos a capacidade de destruir as coisas que as pessoas pensam que são indestrutíveis. E, por isso, pensamos que fizemos um ótimo trabalho”.
No entanto, ele alertou Mullin: “Se descobrirmos que não destruímos completamente a capacidade de produção nuclear da Ford, trabalharemos com nossos aliados para concluir o trabalho, ou a concluiremos”.
Leia mais
Siga a cobertura real do conflito entre Israel e Irã
O Irã acusa Trump de traição, exclui a diplomacia e ameaçando a rota do petróleo
Trump diz que ‘todo mundo’ deve manter os preços do petróleo mais baixos ou ‘estará’ tocando nas mãos do inimigo ‘
A instalação da Ford, localizada 90 metros abaixo de uma montanha a sudoeste de Teerã, foi atingida por ataques aéreos dos EUA no sábado.
O presidente Donald Trump afirmou que ataques contra a Ford, bem como duas outras instalações nucleares em Natanz e Isfahan, “completamente obliteram” as principais instalações de enriquecimento do Irã.
O New York Times, em um relatório no domingo, citou duas autoridades israelenses não identificadas com o conhecimento da situação, que dizia que o Irã parecia ter transferido urânio e equipamentos revestidos antes do ataque dos EUA.
Mas Mullin disse na segunda -feira que os EUA “danificaram seriamente, se não destruíram completamente sua capacidade de ter uma arma nuclear”. “Temos um bom controle sobre o que destruímos”, ele seguiu. “Deixamos muito claro, o presidente Trump deixou claro por dez anos que não permitiremos que o Irã, o patrocinador mundial do terror, tenha uma arma nuclear”, acrescentou.
Mullin disse que isso não significa que os EUA nos enviem tropas para o Irã. “Isso significa que podemos fazê -lo por via aérea e trabalhar com nossos aliados para concluir o trabalho”, disse ele. “E acredito que talvez tenhamos que trabalhar com Israel para continuar, talvez se livrando de alguns de seus inventários, à medida que as coisas surgem”.
Os comentários de Mullin aumentam a perspectiva de um envolvimento mais sustentado dos EUA no conflito entre Israel e o Irã do que o que Trump está discutindo publicamente até agora. O presidente não solicitou a autorização do Congresso antes de realizar os ataques no fim de semana.
Mas a pressão sobre a Casa Branca por um envolvimento mais completo com o Congresso pode aumentar nesta semana, especialmente se parecer que os Estados Unidos estão se preparando para uma segunda grande ação militar americana.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings
Este conteúdo foi fornecido por CNBC International e a responsabilidade exclusiva pela tradução portuguesa é do Times Brasil.