As empresas estão usando ferramentas de inteligência artificial para enfrentar turbulência real no comércio global.
Várias empresas de tecnologia disseram ao CNBC Que estão usando essa tecnologia emergente para mapear visualmente as cadeias de suprimentos globais – desde os materiais utilizados na fabricação de produtos até a fonte de envio dessas mercadorias – e compreenda como elas são impactadas pelas tarifas recíprocas impostas pelo presidente dos EUA, Donald Trump.
Na semana passada, a Salesforce anunciou o desenvolvimento de um novo agente de IA de importação, capaz de “processar instantaneamente mudanças nas 20.000 categorias de sistemas alfandegários dos EUA e agir conforme necessário”, ajudando a se adaptar às mudanças no sistema tarifário.
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Os engenheiros gigantes de software americano usaram cronograma tarifário harmonizado – 4.400 páginas de páginas de tarifas, de acordo com as respostas geradas pelo agente.
“A velocidade e a complexidade das mudanças nas tarifas globais tornam praticamente impossível para a maioria das empresas seguir tudo manualmente”, disse Eric Loeb, vice -presidente executivo de assuntos governamentais da Salesforce, à CNBC. “No passado, as empresas tinham pequenas equipes de especialistas internos para se manter atualizado.”
As empresas afirmam que os sistemas de IA estão permitindo decisões muito mais rápidas sobre ajustes nas cadeias de suprimentos globais.
Andrew Bell, diretor de produtos da empresa de gerenciamento da cadeia de suprimentos da Kinaxis, disse que os fabricantes e distribuidores interessados em definir suas respostas às tarifas estão usando a tecnologia de aprendizado de máquina da empresa para avaliar produtos, materiais utilizados, bem como sinais externos, como notícias e dados macroeconômicos.
“Com essas informações, podemos simular situações como: Aqui está uma peça específica que faz parte do seu material de construção e tem uma taxa significativa. Se você trocou por outra peça, qual seria o impacto geral?” Bell disse à CNBC.
‘O momento de brilho’
A lista de tarifas de Trump, que abrange dezenas de países, forçou as empresas a repensar suas cadeias de suprimentos e estratégias de preços, levando gigantes como Walmart e Nike a aumentar os preços de alguns produtos. De acordo com os dados do censo, os EUA importaram cerca de US $ 3,3 trilhões em mercadorias em 2024.
A incerteza causada pelas medidas tarifárias dos EUA “provavelmente representa o tempo da AI Shine”, Zack Kass, diretor de estratégia de mercado futurista e futurista, a repórter da CNBC, Silvia Amaro, durante o fórum Ambrosetti na Itália no mês passado.
“Se você se perguntar como as coisas podem ser difíceis sem IA e automação, e o que aconteceria em um mundo em que você não pode simplesmente contratar muitas pessoas da noite para o dia, a IA oferece uma proposta alternativa”, acrescentou.
Nagendra Bandaru, sócio -gerente e chefe global de serviços de tecnologia da Giant Indian IT Wipro, disse que os clientes estão usando as soluções autônomas da AI da empresa “para ajustar estratégias de fornecimento, modificar rotas comerciais e gerenciar exposições tarifárias dinamicamente à medida que o cenário regulatório evolui”.
A Wipro afirma usar uma variedade de sistemas de IA, seus próprios e terceiros, variando de modelos de idiomas em grande escala a técnicas tradicionais de aprendizado de máquina e visão computacional, inclusive para inspecionar ativos físicos no trânsito internacional.
‘Não é uma solução milagrosa’
Embora prefira manter os nomes das empresas confidenciais, a Wipro relatou que as empresas que usam seus produtos de IA para lidar com as tarifas de Trump incluem de um fabricante de eletrônicos listado na Fortune 500 com fábricas na Ásia a um fornecedor de peças automotivas que exportam para a Europa e América do Norte.
“Ai é um facilitador poderoso, mas não é uma solução milagrosa”, disse Bandaru ao CNBC. “Ele não substitui a estratégia de política comercial; aprimora, transformando o comércio global de um desafio reativo em uma vantagem proativa baseada em dados”.
A IA já era uma prioridade de investimento para empresas globais antes dos grandes anúncios tarifários de Tarump em abril. De acordo com o relatório da Capgemini publicado em janeiro, quase três quartos dos líderes empresariais classificaram a IA e a IA General entre as três principais tecnologias de investimento em 2025.
“Existem várias maneiras de ajudar as empresas a lidar com tarifas e incerteza deles. Mas o sucesso de qualquer solução de IA depende da qualidade dos dados disponíveis”, disse à CNBC Ajay Agarwal, sócio da Bain Capital Ventures.
O investidor de risco disse que um de seus ataques, Fourkites, usa dados da rede de cadeia de suprimentos de IA para ajudar as empresas a entender os impactos da logística dos ajustes dos fornecedores devido a tarifas.
“Eles estão trabalhando com várias empresas da Fortune 500, usando agentes focados no transporte e transporte marítimo para oferecer esse nível de visibilidade e inteligência”, explicou Agarwal.
“A mudança do fornecedor pode reduzir os custos tarifários, mas também pode aumentar os prazos de entrega e os custos de transporte”, acrescentou. “Além disso, a valatilidade das tarifas impactou fortemente as taxas de frete e a capacidade disponível no transporte doméstico marítimo e de carga”.
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