A subsidiária de logística da Petrobras, a Transpetro adotou um método sem precedentes para inspeção de navios de petróleo. Usando drones, a empresa agora realiza pesquisas obrigatórias nos tanques de carga que armazenam grandes volumes de petróleo. A tecnologia reduz o tempo de inatividade dos navios e pode gerar economia de até US $ 1 milhão por operação.
O tanque João Cândido foi o primeiro a receber a certificação depois de passar por uma pesquisa estrutural usando drones. O procedimento ocorreu no final de julho, em Guanabara Bay, no Rio de Janeiro, e a certificação foi concedida no domingo passado (3) pelo American Bureau of Shipping (ABS), uma entidade de segurança marítima internacional.
A nova metodologia de inspeção usa drones equipados com câmeras de alta resolução e tecnologia de ultrassom para acessar áreas difíceis, como tanques, cascos, dutos e espaços confinados.
O sistema permite avaliar a espessura dos tanques de carregamento e identificar a necessidade de manutenção preventiva ou corretiva com base na detecção ou rachaduras de corrosão. Essas informações coletadas pelos drones são armazenadas e transmitidas em tempo real para um centro de monitoramento, onde são analisadas por especialistas da Transpetro e pelo American Bureau of Shipping (ABS).Pesquisas de drones em navios de petróleo | Crédito: Divulgação da Transpetro
Mais eficiência em menos tempo
A adoção de drones em pesquisas traz ganhos a tempo, precisão e segurança. Na prática, tradicional, o processo requer alpinistas industriais, andaimes ou barcos e pode levar até uma semana. Com a nova tecnologia, o tempo de inatividade dos navios cai para três ou quatro dias.
Essa redução representa uma vantagem financeira significativa para a Transpetro. Dependendo da receita diária do navio, o ganho de inspeção pode atingir US $ 1 milhão.
Para o diretor de transporte marítimo da Transpetro, Jones Soares, a certificação obteve o início de um novo padrão para inspeções de petróleo no Brasil. “O uso da tecnologia não requer acesso humano a espaços confinados durante a inspeção, o que torna o ambiente de trabalho mais seguro. Além disso, também gera ganhos financeiros”, disse ele.
O certificado emitido prova às seguradoras e autoridades portuárias que a embarcação está de acordo com os padrões internacionais necessários para a navegação e transporte de carga.
A tecnologia será estendida à frota
Após o sucesso da inspeção dos drones no navio João Candido, a Transpetro informou a Agência Brasil que a tecnologia poderia ser aplicada em outros 14 dos 33 navios da empresa certificados pelo American Bureau of Shipping (ABS). A empresa também se prepara para expandir o uso da técnica para o restante da frota.
De acordo com o diretor Jones Soares, em muitos portos, é necessária a apresentação de provas de inspeção emitidas pelas agências reconhecidas como uma condição de atração e operação.
Os navios certificados pela ABS passam por pesquisas obrigatórias a cada dois anos e meio. O próximo está programado para o petroleiro Zumbi dos Palmares, na primeira metade de 2026.
A maior subsidiária da Petrobras, a Transpetro opera 48 terminais – 27 cachoeiras e 21 terras – e uma malha de aproximadamente 8,5 mil quilômetros de dutos. A empresa é a maior operadora de logística multimodal de petróleo, derivados e biocombustíveis na América Latina, fornecendo serviços a distribuidores, petroquímicos e empresas de petróleo e gás.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil: Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings