Pesquisadores da Nanyang Technology University, em Cingapura, desenvolveram uma bateria ultra -thim que pode realizar lentes de contato inteligentes, semelhantes a essas visões em filmes de ficção científica. O detalhe incomum é que essa bateria pode ser alimentada pelas próprias lágrimas do usuário.
De acordo com as informações de CNBC, O dispositivo tem apenas 0,2 milímetro de espessura, menos da metade da espessura de uma lente de contato comum, sendo fina o suficiente para se adaptar confortavelmente ao olho humano. Ele também usa uma solução salina biocompatível como uma alternativa às baterias de íons de lítio, consideradas inflamáveis.
Leia também:
Os cientistas chineses criam lentes que permitem a visão no escuro e até com os olhos fechados
O Google dirige a idade da realidade aumentada com novos óculos inteligentes com
A ideia veio do cientista Lee Seok Woo, Professor Associado da Escola de Engenharia Elétrica e Eletrônica da NTU. Ele foi inspirado por uma cena do quarto filme da franquia Mission Impossible, na qual um agente secreto usa lentes de contato com reconhecimento facial e rastreamento ocular.
“Eu estava pensando: ‘Como posso trabalhar nesta área de lentes de contato inteligentes?'”, Disse Lee ao programa A borda, da CNBC. Com experiência em componentes da bateria, ele decidiu aplicar seu conhecimento à tecnologia vestível, concentrando -se na segurança e no tamanho compacto exigido por esse tipo de dispositivo.
Segundo Lee, a bateria pode ser carregada de duas maneiras: por fio ou através de uma reação química com glicose. “A espessura da nossa bateria é de cerca de 0,2 mm, o que é o dobro da espessura de um cabelo humano”, disse ele.
Na prática, o revestimento de glicose que a bateria reage com íons de sódio e cloreto presentes na solução salina para gerar carga. Após oito horas de carga química, a bateria atinge cerca de 80% de sua capacidade, suficiente por algumas horas de uso.
Mas ainda há uma terceira maneira: a lágrima
“A solução de lágrima também contém glicose. Isso significa que, enquanto você usa a lente de contato, suas lágrimas também podem carregar a bateria”, explicou Lee. “Se você chorar mais, pode carregar mais sua bateria.”
Apesar da inovação, a tensão atual gerada, entre 0,3 V e 0,6 V, ainda é menor do que o necessário para se conectar à Internet ou armazenar dados. Para comparação, uma bateria AA tem uma tensão de 1,5 V. A equipe continua trabalhando para melhorar a energia e a autonomia.
A tecnologia pode ter futuras aplicações de saúde, como monitoramento de glicose para pessoas com diabetes. “Usamos a glicose como biocombustível. Estudamos como podemos detectar o nível de glicose enquanto o usuário está usando a lente de contato”, disse o pesquisador.
Para Lee, o custo também é um fator crucial: “Quando o marketing é mais grave, o custo da bateria deve ser apenas alguns dólares”.
–
Onde assistir ao maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings