O Nvidia No mês passado, garantiu o que foi visto como uma grande vitória quando o governo dos Estados Unidos anunciou que permitiria a retomada de vendas de Chip H20desenvolvido especialmente para a China. Mas desde então ficou claro que Pequim não estenderá o tapete vermelho.
Apesar do afrouxamento das restrições dos EUA na exportação de chips, como a China sempre contestou, o retorno da Nvidia está sendo recebido com maior desconfiança e escrutínio.
Na terça -feira, o Bloomberg Ele relatou que a China orientou as empresas a evitar o uso dos chips H20 da NVIDIA, ou aqueles produzidos por Micro Dispositivos Avançados (AMD), especialmente em pedidos de segurança e segurança nacional, de acordo com fontes próximas ao assunto.
Leia também:
Trump abre a lacuna para a NVIDIA Negociando versão reduzida do chip para a China
Nvidia refuta as acusações chinesas de que suas fichas H20 correm o risco de segurança
A mídia chinesa diz que os chips nvidia h20 não são seguros para o país
Em resposta, a NVIDIA afirmou que o H20 “não é um produto militar nem para a infraestrutura do governo” e que a proibição de sua venda na China apenas minaria a liderança econômica e tecnológica dos Estados Unidos, sem nenhum benefício para a segurança nacional.
Em outro relatório, as informações diziam que os reguladores chineses até ordenaram grandes empresas de tecnologia, incluindo Bytedance, Alibaba e Tencent, suspenderem completamente as compras da NVIDIA LAGS até a conclusão de uma revisão de segurança nacional.
“Estamos ouvindo que esta é uma ordem rígida e que as autoridades estão realmente interrompendo novos pedidos de H20 para algumas empresas”, disse ao semicondutores semicondutores semicondutores de Bernstein e semicondutores semicondutores semicondutores semicondutores de Bernstein Analyst no analista de Bernstein CNBC.
A notícia ocorre em algumas semanas após a Nvidia ser chamada pelas autoridades chinesas devido a preocupações sobre possíveis tecnologias de rastreamento e backdoors em suas fichas.
Isso também complica os planos da Nvidia de manter sua participação de mercado no país, enquanto o CEO Jensen Huang tenta impulsionar os negócios através do aumento das tensões e mudanças na política comercial entre os Estados Unidos e a China.
A investigação de Pequim ocorre depois que a Câmara dos EUA e o Senado propõem leis que obrigariam empresas como a NVIDIA a incluir mecanismos de segurança e verificação de localização em seus chips avançados de inteligência artificial.
A NVIDIA negou a existência de qualquer backdoors que permita acesso ou controle remoto.
De acordo com analistas de semicondutores, as medidas contra a empresa também apontam que Pequim permanece firme na campanha por auto -suficiência de chip e deve resistir ao plano do governo de Trump para manter o hardware de IA dos Estados Unidos dominante no mercado chinês.
“Este é um sinal para as empresas de tecnologia chinesas de que precisam continuar apoiando o desenvolvimento da IA da Huawei, mesmo que os chips da NVIDIA sejam melhores”, disse Chris Miller, autor de Guerra de Chip: a luta pela tecnologia mais crítica do mundopara o CNBC.
Construindo a cadeia de suprimentos domésticos
A China está interessada em criar uma cadeia de chips auto -suficientes, e os especialistas apontam que esses esforços estão se acelerando desde que as restrições de exportação fossem impostas em outubro de 2022.
Embora os fabricantes de GPUs chineses (unidades de processamento gráfico) ainda estejam por trás da NVIDIA em escala e avanço tecnológico, eles estão recebendo financiamento volumoso do estado e se beneficia de restrições nos chips mais avançados da empresa americana.
Reva Goujon, diretora do Grupo de Rodium, disse à CNBC que Pequim parece estar tentando enfrentar barreiras às fichas chinesas locais, com base nas perguntas feitas pelos desenvolvedores da IA no H20.
Embora isso ainda represente um grande desafio, “a questão está ainda mais em evidência agora que os membros do escritório dos EUA estão declarando abertamente uma estratégia para tornar a China mais dependente das tecnologias americanas”, acrescentou.
Quando a retomada das exportações do H20 foi anunciada em julho, um membro do governo de Trump apresentou a decisão como uma concessão comercial. No entanto, nas semanas seguintes, o governo indicou que a medida também faz parte de uma estratégia para manter a inteligência artificial chinesa apoiada pela tecnologia dos EUA.
Trump também está trabalhando em um acordo que deve garantir a Washington uma fatia de 15% dos negócios da Nvidia na China.
Esta não é uma proibição total
Apesar da resistência de Pequim ao H20, os especialistas duvidam que o governo chinês bloqueará significativamente suas importações, pelo menos por enquanto.
“Não é provável que o governo chinês mantenha uma proibição. Após o final da investigação, não acredito que haja uma forte justificativa para realmente bloquear o H20”, disse Lin de Bernstein.
Ele acrescentou, no entanto, que não está claro quanto tempo durará a investigação e os atrasos no retorno do H20 podem ganhar mais espaço para os fabricantes locais, enquanto as empresas de IA buscam alternativas.
Empresas como a Huawei estão desenvolvendo suas próprias GPUs para o mercado chinês.
Ray Wang, diretor de pesquisa semicondutores, cadeia de suprimentos e tecnologias emergentes do Futurum Group, disse que as medidas recentes de Pequim provavelmente transmitirão a mensagem de que o H20 representa uma possível preocupação de segurança e que o governo monitore de perto seu uso. “Isso pode influenciar as decisões de compra de alguns clientes a longo prazo”, acrescentou.
Enquanto isso, se os chips H20 forem realmente lançados de volta ao mercado, eles devem beneficiar os desenvolvedores locais de IA enquanto a indústria doméstica continuar a avançar.
“Há uma demanda significativa por H20 hoje na China”, disse a consultoria de semiânica em comunicado divulgado na terça -feira. A Huawei, apesar do aumento agressivo da produção, ainda não pode atender a toda a demanda chinesa por chips de inferência, acrescentou.
Embora a China esteja avançando no design de semicondutores, seu estado -OF -ATR -ATR GPUS oferece permanece limitado pelas restrições atuais de exportação aos equipamentos de fabricação de chips mais avançados do mundo.
“O acesso à tecnologia dos EUA ainda pode ser valioso, especialmente quando os desenvolvedores e fabricantes chineses da IA enfrentam esses gargalos computacionais”. “Mas Pequim quer garantir que o plano de longo prazo permaneça direcionado à auto -suficiência”, disse Goujon, do Rhodium Group.
Enquanto isso, há sinais de que Washington pode tomar mais medidas para nos manter chips dominantes no mercado chinês. Na terça -feira, Trump disse que estava aberto a estender as aprovações de exportação de chips a outras empresas que não a Nvidia e a AMD. Ele também sinalizou que permitirá que a Nvidia vendesse à China uma versão menos poderosa de seu último chip, Blackwell.
–
Onde assistir o maior canal de negócios do mundo no Brasil:
Canal 562 CLAROTV+ | Canal 562 céu | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadores regionais
Sinal aberto da TV: canal parabólico 562
Online: www.timesbrasil.com.br | YouTube
Canais rápidos: Samsung TV Plus, Canais LG, Canais TCL, Plutão TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos streamings
Este conteúdo foi fornecido por CNBC International e a responsabilidade exclusiva pela tradução portuguesa é do Times Brasil.